Análise Fatorial para Avaliação dos Questionários de Satisfação do Curso de Estatística de uma Instituição Federal

Autores

  • Jhessica Letícia Kirch jhessicakirch@gmail.com
  • Kuang Hongyu prof.kuang@gmail.com
  • Fabiane de Lima Silva fabianezte@yahoo.com.br
  • Carlos Tadeu dos Santos Dias ctsdias@usp.br

DOI:

10.18607/ES201764748

Resumo

O presente estudo buscou construir um instrumento de pesquisa de satisfação de alunos de um curso de educação superior e investigar a estrutura fatorial deste questionário. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário fechado, baseado na escala Likert, com respostas variando em cinco níveis de satisfação. A amostra estratificada foi composta por 50 estudantes do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória, que sugeriu o agrupamento das 19 variáveis do questionário em quatro fatores distintos, que proporcionaram maior homogeneidade entre as variáveis dentro de cada grupo: Professores de outros departamentos que ministram aula aos alunos de Estatística, Instalações físicas e estruturais, Professores do Departamento de Estatística, e Desempenho do Aluno (Auto avaliação).O total dos fatores explicou100% da variação total, o primeiro fatorexplicou27%, o segundo, 26%, o terceiro, 24% e o quarto, 23%. Em pesquisas futuras poderá ser utilizado o novo questionário, organizado nas dimensões identificadas por meio da análise fatorial.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Kirch, J. L., Hongyu, K., Silva, F. de L., & Dias, C. T. dos S. (2017). Análise Fatorial para Avaliação dos Questionários de Satisfação do Curso de Estatística de uma Instituição Federal. E&Amp;S Engineering and Science, 6(1), 4–13. https://doi.org/10.18607/ES201764748

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