História do Periódico

No início da fundação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os cursos das engenharias eram vinculados ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Em 1968 foi iniciado o curso de Engenharia Civil no ano de 1970, ocorreu um desdobramento sendo criados os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária, posteriormente alterado para Sanitária e Ambiental, desse modo, deu-se origem a Faculdade de Tecnologia e Engenharia (FTEN). Anos depois, em 1995, o curso de Arquitetura e Urbanismo foi criado, com isso, o nome do departamento foi alterado para Faculdade de Arquitetura, Engenharia Tecnologia (FAET). Atualmente, a FAET é constituída por quatro cursos de graduação, sendo eles: Engenharias Civil, Elétrica, Sanitária e Ambiental e Arquitetura.

Em 2008, houve uma nova reestruturação no Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) vinculando os cursos de: Mestrado em Geociências; Mestrado em Matemática; Mestrado em Química; Doutorado em Ciências e Matemática; Mestrado em Recursos Hídricos; Bacharelado em Estatística; Bacharelado em Geologia; Bacharelado em Química; Licenciatura Química; Licenciatura Matemática; Estatística; Geologia Geral; Matemática; Química e Recursos Minerais. Contudo, ao decorrer dos anos o departamento passou por mudanças e atualmente o ICET é constituído pelos cursos de Estatística, Matemática, Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e programas de Pós – Graduação “stricto sensu”.

Em síntese, o periódico eletrônico ES Engineering and Science, foi originado com a intenção de publicar artigos científicos dos cursos dos departamentos FAET e ICET (UFMT). No entanto, desde 2014 vem expandindo sua equipe e qualificando a plataforma em prol de melhorar a disseminação do seu conteúdo. Atualmente, o periódico não está vinculado com o departamento ICET (UFMT) e, além disso, passou a publicar artigos do Brasil inteiro, bem como artigos estrangeiros.

Ademais, a revista possui periodicidade quadrimestral para a divulgação de trabalhos científicos em Português, Inglês e Espanhol, nas áreas relacionadas a engenharias, além de estar aberta para receber contribuições da comunidade científica, nacional e internacional.

 

LOGO: Desde a época dos gregos a cor vermelha representa o conhecimento. Dito isso, nota-se que as siglas ES são envolvidas pelo vermelho, pois o conhecimento funde as duas áreas de interesse “engineering/engenharia” e “science/ciência”. Contudo de fora, elas se mostram como realmente são: juntas, mas também separadas na cor azul, que simboliza o pensamento e o raciocínio lógico, favorecendo a compreensão.

O crédito pela criação é do professor Javier Eduardo Lopez Diaz.Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Publicitária, Design de marcas, Branding, Design de sinalização, pictogramas e gráfico; Diagramação editorial e para editorial; design de artesanato.