Fluxo Editorial

A política editorial da revista define as seguintes categorias para avaliação dos textos: conteúdo, forma, originalidade, relevância e atualidade.

 

Fases da tramitação

Fase 1 – Todos os manuscritos submetidos serão pré-avaliados pelos editores de seções da seção selecionada pelo autor no processo de submissão. De acordo com a necessidade, os editores de seção classificam os artigos como:

  • SEM RESTRIÇÕES – O artigo possui tema relevante para a revista e segue as regras básicas de submissão. Com isso, será enviado diretamente para a avaliação.
  • COM RESTRIÇÕES – O artigo possui tema relevante para a revista, mas não segue as regras básicas de submissão. Com isso, voltará para o autor, que terá a função de preparar o artigo adequadamente.
  • SUBMISSÃO NEGADA – O artigo não possui tema relevante para a revista.

Fase 2 – Os artigos aprovados pelos respectivos editores de seção serão avaliados por dois revisores, caso necessário serão convocados Ad. Hoc. Os revisores serão selecionados quanto a afinidade, experiência e especialidade, os quais deverão estar em conformidade com o tema do manuscrito. Observação: seguindo o padrão duplo cego.

Fase 3 – Os avaliadores respondem um formulário feito pela Equipe Editorial do periódico e adicionam comentários sobre artigo. É necessário que julguem o nível de aceitação do manuscrito. No caso de haver dois ou mais pareceres desfavoráveis, o artigo será rejeitado nessa fase.

Fase 4 – Refere-se a fase de correções e ajustes dos textos pelos autores conforme as avaliações dos revisores (somente os aprovados na Fase 3). Durante o envio do texto corrigido, os autores deverão elaborar uma carta resposta, onde serão apontadas todas as sugestões acatadas e não acatadas. As sugestões não acatadas deverão ser justificadas. Em diante, enviadas à revisão.

Fase 5 – Avaliação das correções dos autores pelo Editor de Seção, ele fará a decisão final. Em caso de necessidade, o artigo poderá ser submetido para nova avaliação pelos revisores.

Fase 6 – Todos os artigos aceitos para publicação serão submetidos ao processo de editoração e formatação , sendo reservado aos autores, o direito de leitura de prova previamente a publicação. Logo após, são agendados para a publicação. (Parte responsável pelos editores comuns).