https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/issue/feed E&S Engineering and Science 2022-12-30T23:29:52+00:00 Ivan Julio Apolonio Callejas ivancallejas1973@gmail.com Open Journal Systems <p>Revista ES Engineering and Science é um jornal de publicações eletrônicas vinculada ao departamento da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia – FAET da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, para a divulgação de trabalhos científicos em línguas portuguesa, inglesa e espanhola, nas áreas de engenharias, tendo periodicidade quadrimestral.</p> <p>Para maior visibilidade, a revista conta com DOI (Digital Object Identifier) que se situa catalogada no Crossref. Além disso, está inserida na base de dados Google Acadêmico, Sumários.org, DOAJ, Latindex, REDIB, e DIADORIM. Ademais, futuras indexações se encontram em processo de implementação com intuído de divulgar o conteúdo da revista, promovendo maior abrangência para os trabalhos nela publicados.</p> <p> </p> <p><strong>QUALIS 2013 - 2016:</strong> B5 Engenharia I / B5 Engenharia III / B5 Ciências Ambientais / B5 Ciências Agrárias I.</p> <p><strong>QUALIS 2017 - 2020</strong>: B2 Engenharia I / B2 Ciências Ambientais / / B2 Ciências Agrárias I / B2 Biotecnologia / B2 Biodiversidade / B2 Arquitetura Urbanismo e Design / B2 Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p><strong>ISSN: </strong>2358-5390</p> https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14551 Energia Armazenada no Dossel Urbano, Ilha de Calor e Consumo Energético de Edifícios em Clima Tropical 2022-10-28T14:08:37+00:00 Ivan Julio Apolonio Callejas ivancallejas1973@gmail.com Luciane Cleonice Durante luciane.durante@hotmail.com Emeli Lalesca Aparecida da Guarda emleiguarda@gmail.com João Carlos Machado Sanches sanches@unemat-net.br <p>O objetivo deste estudo é avaliar as relações entre a energia armazenada no dossel, a ilha de calor (ICU) e o consumo energético de edificações localizadas em sítios urbano e rural, em clima tropical. Foram utilizadas estações meteorológicas para coletar dados de saldo de energia, fluxo de calor armazenado no solo, temperatura e umidade absoluta do ar, nas estações climáticas seca e chuvosa. O fluxo de calor no solo foi medido por meio de fluxímetro e a energia armazenada no dossel urbano foi estimada. Utilizou-se o parâmetro de Graus-Hora de Resfriamento para derivar o consumo de energia para refrigeração dos dormitórios de uma edificação hipotética, localizada nos sítios urbano e rural. Os resultados indicaram diferenças entre o saldo de energia disponível e a energia armazenada nos sítios urbano e rural, bem como entre a temperatura e umidade do ar. A diferença de 0,3MJ m<sup>-2</sup>dia<sup>-1</sup> de energia estocada a mais no meio urbano em relação ao rural, no mês seco, corroborou para elevar a intensidade da ICU de 2,2°C, em média, no dossel urbano. No período chuvoso, a diferença foi de 0,8MJ m<sup>-2</sup>dia<sup>-1</sup> e observou-se elevação de 1,4°C na ICU. Os dormitórios da edificação localizada no meio urbano demandaram 4,6kW/(m<sup>2</sup>mês) a mais no mês de setembro, para manter as mesmas condições térmicas do mês de fevereiro, que demandou 1,4kW/(m<sup>2</sup>mês). Os resultados demonstram que as edificações sob o efeito do fenômeno de ilha de calor urbana requerem maior demanda de energia para a manutenção de condições similares de habitabilidade que no meio rural.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Ivan Julio Apolonio Callejas, Luciane Cleonice Durante, Emeli Lalesca Aparecida da Guarda, João Carlos Machado Sanches https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14735 Qualidade do ar interno em veículo não climatizado do transporte coletivo de Cuiabá – MT 2022-12-29T19:12:40+00:00 Roberta Daniela de Souza roberta.engenhariaambiental@gmail.com Jonathan Willian Zangeski Novais jonathan.novais@kroton.com.br Flávia Maria de Moura Santos flavia_mms@hotmail.com Marcelo Dias de Souza marcelo.dias@florestal.eng.br Vanusa de Souza Pacheco Hoki vanusahoki@gmail.com <p>O estudo acerca da qualidade do ar no interior de ambientes tem se intensificado nas últimas décadas frente a preocupação da exposição humana à agentes físicos, químicos ou biológicos presentes nos ambientes, além dos possíveis efeitos deletérios a saúde de seus ocupantes. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do ar no interior do ônibus, não climatizado, do transporte coletivo de Cuiabá capital do estado de Mato Grosso. Para tanto, monitorou-se as concentrações de dióxido de carbono (CO<sub>2</sub>) em três pontos predefinidos nos horários matutino, vespertino e noturno em três dias úteis consecutivos no mês de agosto (seco) de 2018 e no mês de fevereiro (chuvoso) de 2019. Os resultados foram comparados aos valores de referência descritos na Resolução ANVISA n°09/2003. Nos resultados, de um total de 18 (dezoito) coletas, o limite máximo normatizado de 1000 ppm para as concentrações de CO<sub>2</sub>, foi ultrapassado uma vez e registrado no P1 (1082 ppm) horário matutino do período seco, porém, em outras três coletas foram identificadas altas concentrações, sendo no P2 (989 ppm) horário noturno período seco, os demais registros foram no período chuvoso, P3 (906 ppm) horário vespertino e P2 (950 ppm) no horário noturno. É possível inferir que as concentrações CO<sub>2</sub> apesar de estarem em consonância ao limite normatizado pela RE/ ANVISA n°09/2003, em três amostragens foram registrados valores superiores a 900 ppm, não descartando indícios da ineficiência do sistema de ventilação em relação a diluição das concentrações de poluentes no interior do veículo.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Roberta Daniela de Souza, Prof. Dr., Profa. Dra, Prof. Dr., Vanusa de Souza Pacheco Hoki https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14763 Experiências de estudos de bens culturais de Mato Grosso utilizando HBIM e fotogrametria 2022-12-17T18:55:35+00:00 Luciana Pelaes Mascaro mascaro.luciana@gmail.com Luciane Cleonice Durante luciane.durante@hotmail.com <p>Uma edificação histórica é parte do património material de uma sociedade e necessita de intervenções ao longo do tempo que garantam a sua preservação. Para implementar essas ações de forma planejada, devem ser realizados levantamentos de seu estado de conservação, em grau e detalhamento que variam conforme o valor histórico, finalidade e complexidade. As técnicas tradicionais de realização desses levantamentos, apoiadas em vistorias, medições, fotografias e registros 2D vem sendo, hodiernamente, substituídas por ferramentas digitais de captura de imagens e construção de modelos apoiados na plataforma BIM. Este artigo tem por objetivo discutir processos de levantamento com tecnologias inovadoras de captura da realidade - fotogrametria, geração de nuvens de pontos, modelagem 3D. A metodologia consistiu na análise das etapas executivas de três estudos que utilizaram diferentes técnicas para consolidar um roteiro de boas práticas de exequibilidade para cada uma delas. A contribuição se dá no fornecimento de subsídios para aplicação em trabalhos futuros, considerando o contexto do estado de Mato Grosso.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 LUCIANA PELAES MASCARO, Luciane Cleonice Durante https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14403 Análise de riscos ambientais e de acidentes em ensaios de provas de carga estática de fundações profundas 2022-12-05T22:38:06+00:00 Aleones José da Cruz Júnior aleones.junior@ifgoiano.edu.br Taline Carvalho Martins taline.martins@ifgoiano.edu.br Daniel Magalhães da Cruz dacruz.daniel@hotmail.com Isabelle Rocha Arão isabellearao@faculdadearaguaia.edu.br <p>Este trabalho se constitui em um estudo de caso sobre os riscos ambientais e de acidentes de um ensaio de Prova de Carga Estática (PCE) realizada em estaca de fundação de uma obra de construção civil em Goiânia no ano de 2020. O objetivo geral foi realizar o levantamento dos potenciais riscos ambientais e de acidentes na execução das etapas do ensaio e propor medidas mitigadoras. A metodologia possui uma abordagem qualitativa com procedimento experimental, sendo que para a obra do estudo de caso, após revisão bibliográfica, inspeção e acompanhamento <em>in loco</em>, foram definidas três etapas de serviços, sendo elas: montagem do sistema de reação, travamento do sistema de reação, e execução do ensaio com aplicação dos carregamentos. Foram aplicadas três técnicas que permitiram classificar e analisar os riscos, dentre elas: Análise Preliminar de Riscos (APR), técnica estruturas “e se?” (WI) e técnica <em>Hazard Rating Number</em> (HRN). A técnica APR consegue fazer uma descrição geral de todos os riscos, enquanto a WI é melhor para descrever os riscos mais relevantes, ao passo que HRN consegue quantificar através de índices todos os riscos levantados. Os riscos mais relevantes foram advindos de movimentação de cargas, serviços em altura e ruptura do sistema. As medidas mitigadoras principais constam em afastar trabalhadores do sistema durante o ensaio; nos serviços de movimentação de cargas garantir a manutenção do equipamento e treinamento do operador; treinamento de funcionários para movimentação de cargas e para trabalhos em altura; e garantir linha de vida, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e de plataformas seguras para o trabalho. A análise de riscos através dos três métodos evidenciou os pontos críticos no desenvolver do ensaio e propôs melhorias para tornar o ensaio de PCE mais seguro aos trabalhadores. </p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Aleones José da Cruz Júnior, Taline Carvalho Martins, Daniel Magalhães da Cruz, Isabelle Rocha Arão https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14741 Potencial inovativo do solo-cimento autoadensável para aplicação em habitações rurais 2022-12-06T20:00:50+00:00 Luciane Cleonice Durante luciane.durante@hotmail.com PAULO CÉSAR VENERE pvenere@uol.com.br Taisa de Deus Bacani taisabacani@gmail.com Tiago Augusto Zanaty Bellé tiago.zanaty@outlook.com Yasmin Rhayara Ferreira Arcanjo yasminrhayara@gmail.com <p>As moradias são consideradas fatores de influência na permanência do assentado da reforma agrária no lote. Para sua construção, os beneficiários da reforma agrária acessam recursos do crédito habitacional e, no entanto, devido à insuficiência desse montante e à falta de orientação técnica, as moradias apresentam baixo grau de consolidação e qualidade construtiva. Diante desse contexto, tem-se por objetivo analisar o potencial de aplicação de um sistema construtivo em Solo-Cimento Autoadensável (SCAA) como uma proposta ambiental e economicamente mais sustentável para essas moradias e, também, de elevado grau de consolidação inicial, já que é executado em uma única etapa. A metodologia consiste na elaboração de diagnóstico dos materiais utilizados nas moradias encontradas em uma amostra de 25 150 lotes, e de um diagnóstico do estado da arte do uso do SCAA, em termos de publicações científicas e patentes, considerando a janela temporal de 2012 a 2022. Os resultados evidenciam que as moradias nos lotes pesquisados são construídas essencialmente em alvenaria, bem como identificam inovações em termos de produto e processo passíveis de serem incorporadas no SCAA compatíveis com a realidade brasileira.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Luciane Cleonice Durante, Paulo Venere, Taisa Bacani, Tiago Zanaty, Yasmin Arcanjo https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14823 Interfaces entre inspeção predial e segurança do trabalho: aplicação a um prédio público federal em Cuiabá/MT 2022-12-30T12:09:33+00:00 Danilo Ferreira de Souza danilo.ferreira.souza@hotmail.com Samuel Wesley Montelares de Carvalho Kaiser samukaiser@gmail.com <p>Os locais de trabalho devem proporcionar condições adequadas ao desempenho seguro das tarefas, uma vez que a saúde e integridade física dos trabalhadores são elementos essenciais no contexto laboral. Geralmente, os setores de manutenção predial e de segurança do trabalho atuam separadamente, tanto no setor público quanto no privado. O objetivo deste estudo foi avaliar o nexo entre a saúde/segurança do trabalho por meio das Normas Regulamentadoras brasileiras (NRs) e as atividades de inspeção predial. Para a realização deste estudo, foi escolhido como objeto de estudo uma edificação pública federal localizada na cidade de Cuiabá/MT, aplicada a metodologia normativa de inspeção predial e realizada a avaliação sobre a contribuição direta ou indireta da inspeção predial na saúde e segurança do trabalho. Os resultados demonstraram a importância da manutenção predial contínua e preventiva e seu vínculo intrínseco com a gestão proativa da saúde e segurança do trabalho, apontando assim, para uma reorganização administrativa das entidades juntando estes setores para otimizar os resultados.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Danilo Ferreira de Souza, Samuel Wesley Montelares de Carvalho Kaiser https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/14827 Avaliação de argamassa de solo-cimento autoadensável (SCAA) com fibras de polipropileno quanto à susceptibilidade a absorção de água e retração 2022-12-29T20:02:45+00:00 Ivan Julio Apolonio Callejas ivancallejas1973@gmail.com Luciane Cleonice Durante luciane.durante@hotmail.com Hellyda Sacal de Queiróz hellyda.arquitetura@gmail.com Paulo Cesar Venere paulo.venere@gmail.com Raoni Florentino da Silva Teixeira raoniteixeira@gmail.com <p>O controle da absorção de água e retração nas argamassas é um requisito dos sistemas de vedação vertical (SVV) das edificações, a fim de evitar patologias construtivas. Este trabalho tem o objetivo de analisar a influência da incorporação de fibras de polipropileno na absorção de água e retração de argamassa de solo-cimento autoadensável (SCAA) que contém areia de Resíduo de Construção Civil (RCC), para uso em SVV. A partir de um traço de referência, o método consistiu em realização dos ensaios laboratoriais de absorção de água e retração, considerando a adição de fibra de polipropileno nas proporções de 0,05%, 0,1% e 0,2% em relação à massa total da mistura. Os valores de absorção de água por capilaridade e por submersão foram elevados, indicando que adição das fibras não contribuiu para aperfeiçoar essas propriedades. Já os valores de variação dimensional foram de 8,6, 9,0, 7,94 e 7,54mm/m aos 28 dias para as argamassas de referência e com fibras nas proporções de 0,05%, 0,1% e 0,2%, respectivamente. A incorporação de 0,1% e 0,2% fibras reduziu, em média, 12% a retração em relação ao traço de referência, não reforçado com fibras. Apesar do efeito benéfico das fibras, todas as argamassas se enquadram na classe de alto nível de susceptibilidade à absorção de água por capilaridade (&gt;10 g/dm<sup>2</sup>/min<sup>1/2</sup>) e à fissuração (&gt;1,2mm/m). Assim, a adição das fibras nas misturas pouco contribui para aperfeiçoar o traço de referência quanto aos efeitos pesquisados, indicando a necessidade outros mecanismos de controle nas argamassas de solo-cimento autoadensável.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Ivan Julio Apolonio Callejas, Luciane Cleonice Durante, Hellyda Sacal de Queiróz, Paulo Cesar Venere, Raoni Florentino da Silva Teixeira