Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A revista Engineering and Science oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Além disso, não cobra taxas de submissões e publicações de artigos, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar democratização mundial do conhecimento.
  • A submissão de manuscritos é realizada mediante o sistema eletrônico. Sendo assim, todos os autores devem se cadastrar na plataforma (necessário para o momento de publicação) e, somente, um autor deve submeter o artigo.
  • O texto deve ser científico, identificado como: Artigo Científico ou Revisão.
  • Os manuscritos publicados pelo periódico em qualquer modalidade (Artigo Científico ou Revisão) precisam ser originais e não devem ser submetidos ou publicados por outro meio de divulgação científica.
  • O modelo de formatação do artigo deve estar de acordo com o arquivo modelo e com o formato Microsoft Word, caso contrário poderá ser rejeitado.
  • Máximo seis autores para cada manuscrito. Porém, com uma justificativa fundamentada, o Conselho Editorial considera a participação de mais autores. Por exemplo, o critério de multidisciplinaridade da equipe de trabalho.
  • Os autores precisam estar de acordo com a Declaração de Responsabilidade do Autor, Declaração de Direito Autoral e Política de Privacidade.

Diretrizes para Autores

Arquivo Modelo.

Recomendamos que revise a página ‎‎sobre a revista‎‎ para conhecer às políticas de seção deste periódico. Posteriormente, os autores precisam ‎se cadastrar‎‎ na revista antes de se submeterem ou, se já cadastrados, podem simplesmente ‎‎fazer login‎‎ e iniciar o processo de submissão que possui cinco etapas — os metadados exigidos devem ser atuais. Consulte a ‎‎declaração de privacidade, os direitos autorais e a declaração de responsabilidade do autor, que garante aos autores os direitos  de publicação.

 

Fases da tramitação

Fase 1 – Todos os manuscritos submetidos serão pré-avaliados por meio de um processo de triagem pelo Conselho Editorial. De acordo com a necessidade, os editores reservam-se o direito de sugerir readequações no formato de apresentação do manuscrito.

Fase 2 – Os manuscritos aprovados pelo processo de triagem serão avaliados por dois revisores caso necessário serão convocados Ad. Hoc. Os revisores serão selecionados quanto a afinidade, experiência e especialidade, os quais deverão estar em conformidade com o tema do manuscrito.

Fase 3 – Primeiro, acontece o julgamento do manuscrito pelo Conselho Editorial, logo após ocorre a avaliação pelos avaliadores. No caso de haver dois ou mais pareceres desfavoráveis, o manuscrito será rejeitado nessa fase.

Fase 4 – Refere-se a fase de correções e ajustes dos textos pelos autores conforme as avaliações dos revisores (somente os aprovados na Fase 3). Durante o envio do texto corrigido, os autores deverão elaborar uma carta resposta, onde serão apontadas todas as sugestões acatadas e não acatadas. As sugestões não acatadas deverão ser justificadas.

Fase 5 – Avaliação das correções dos autores pelo Conselho Editorial, com a decisão final. Em caso de necessidade, o manuscrito poderá ser submetido para nova avaliação pelos revisores.

Fase 6 – Todos os manuscritos aceitos para publicação serão submetidos ao processo de editoração e formatação, sendo reservado aos autores, o direito de leitura de prova previamente a publicação. Após a publicação do manuscrito, não será permito qualquer tipo de alteração ou ajuste no texto científico.

 

Estruturação do texto para científico:

O texto científico deverá ser estruturado conforme os itens: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussões, Conclusões, Agradecimentos, Referências. Os Resultados e Discussões poderão ser apresentados em apenas um item. O item Agradecimentos é opcional. Todos os itens deverão ser formatados em negrito, com todas as letras em maiúsculo. Subitens poderão ser acrescentados ao texto, em formato itálico e somente a primeira letra em maiúsculo. Todos os itens devem ser alinhados à esquerda e sem parágrafo.

Estruturação do texto para Revisão:

O texto científico deverá ser estruturado conforme os itens: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, itens e subitens a serem abordados, Considerações Finais, Agradecimentos, Referências. Os itens Considerações Finais e Agradecimentos são opcionais. Todos os itens deverão ser formatados em negrito, com todas as letras em maiúsculo. Subitens poderão ser acrescentados ao texto, em formato itálico e somente a primeira letra em maiúsculo. Todos os itens devem ser alinhados à esquerda e sem parágrafo.

 

Formatação básica:

  • Arquivo no formato Word;
  • Folha A4;
  • Margens de 2,5 cm (direita, esquerda, superior e inferior);
  • Espaçamento 1,0 entre linhas;
  • Parágrafo de 1,0 cm;
  • Texto justificado e em uma coluna;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Paginação inferior a direita;
  • Todas as linhas devem ser numeradas;
  • Número de páginas (considerando tabelas, figuras e referências bibliográficas): Artigo Científico - entre 8 a 15 páginas; Revisão - máximo de 20 páginas.

 

Descrição dos itens:

Título: Centralizado, tamanho 14. Apenas a primeira letra de cada palavra deverá ser apresentada em maiúsculo, sendo obrigatório o nome dos autores abaixo do título, junto com a formação e e-mail atualizados. Os nomes científicos deverão ser apresentados em latim e sem o descritor. Apresentar o título na versão inglesa e portuguesa.

Resumo e Abstract: Justificado, Tamanho 10. Envolve uma breve apresentação do tema conforme o tipo de manuscrito, devendo abranger sucintamente o tema da pesquisa, objetivos, critérios e métodos estatísticos, principais resultados e conclusões/recomendações. Mínimo de 150 e máximo de 250 palavras. Não deve apresentar citações de autores.

Palavras-chave e Keywords: Poderão ser apresentados no mínimo três e no máximo seis Palavras-chave/Keywords, sendo que não poderão estar contidas no título. Somente a primeira letra de cada palavra deve estar em maiúsculo.

Introdução: Deve conter uma breve apresentação do tema, destacando os conceitos/definições, importância/justificativa do estudo, bem como aspectos relacionados a protocolos, técnicas e procedimentos, enfatizando a originalidade e novidades da pesquisa para o setor abordado. A introdução deve ser embasada em referencial teórico dos últimos 10 anos (exceto as referências clássicas). O último parágrafo deve apresentar os objetivos da pesquisa.

Material e Métodos: Descrever todos os aspectos relacionados ao planejamento, implantação, condução, execução, coleta de dados e critérios estatísticos durante o experimento. Deve-se apresentar o máximo de informações e detalhes para que o experimento possa atender o princípio de repetibilidade.

Resultados: Apresentação detalhada de todos os resultados da pesquisa, podendo utilizar recursos visuais como tabelas, gráficos e/ou figuras.

Discussões: Deve-se apresentar a fundamentação teórica dos princípios envolvidos que influenciaram os resultados observados. Enfatizar os avanços que a pesquisa poderá proporcionar em relação ao setor pesquisado. Deve ser embasado em referencial teórico dos últimos 10 anos (exceto as referências clássicas e de considerável importância para a área de pesquisa).

Conclusões: Devem ser claras, objetivas e curtas. As conclusões devem responder apenas as hipóteses testadas, sem descrever os fatores influentes para uma determinada resposta ou qualquer tipo de explicação adicional.

Agradecimentos: Opcional. Deve-se apresentar as fontes importantes que contribuíram para a realização da pesquisa.

Referências: Citar todas as referências bibliográficas contidas no texto. Os autores devem citar, preferencialmente, referências bibliográficas dos últimos 10 anos, visando atender o princípio de avanços do conhecimento científico nas linhas de pesquisas.

 

Tabelas:

O título das tabelas deverá ser redigido em caixa baixa (utilizar fonte Times New Roman tamanho 10) e posicionado acima do corpo da tabela, sendo que apenas a primeira letra da primeira palavra deverá apresentar letra maiúscula. As tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto e deverão apresentar caráter autoexplicativo. Notas de rodapés poderão ser incluídas conforme a necessidade. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 10. Identificar as tabelas em ordem cronológica conforme as chamadas no texto (Ex.: Tabela 1, Tabela 2).

 

Figuras:

O título das figuras deverá ser redigido em caixa baixa (utilizar fonte Times New Roman tamanho 10) e posicionado acima do corpo da figura, sendo que apenas a primeira letra da primeira palavra deverá apresentar letra maiúscula. Todas as figuras deverão apresentar resolução adequada para garantir a qualidade das informações. O envio das figuras deve atender os formatos jpg ou tif. As Figuras digitalizadas deverão ter, no mínimo, 300 dpi de resolução. Identificar as figuras em ordem cronológica conforme as chamadas no texto (Ex.: Figura 1, Figura 2). Figuras coloridas serão aceitas para publicação online, contudo em caso de impressão, será utilizado somente os pigmentos da faixa preto, cinza e branco.

 

Citações e referências bibliográficas:

Todas as citações de artigos, livros, teses e dissertações no texto do manuscrito deverão atender os seguintes formatos:

  • Citação simples no texto: Bento (2010)
  • Citação simples entre parênteses: (Metcalf & Eddy 2012) ou (Di Bernardo 2012; Campos 2013)
  • Citação com dois autores no texto: Reali e Campos (2012)
  • Citação com dois autores entre parênteses: (Reali e Campos 2012)
  • Citação com mais de dois autores no texto: Campos et al. (2013)
  • Citação com mais de dois autores entre parênteses: (Campos et al. 2013)
  • Deverá ser obedecida a ordem cronológica de publicação dos trabalhos científicos durante a citação dos autores, tanto no texto quanto entre parênteses (do mais antigo ao mais recente).
  • Não será aceito a citação no formato apud, sendo que os autores deverão consultar as referências originais, evitando com isso, a possível disseminação de informações incorretas.
  • As referências bibliográficas deverão atender o limite mínimo de 60% de citações de artigos científicos.
  • Monografia, resumo simples, resumos expandidos, resumos completos, boletins técnicos, documentos, relatórios, textos em jornais, reportagens em revistas, opiniões e demais documentos similares não serão aceitos como referências bibliográficas.
  • As citações que não foram contempladas, seguir as normas da ABNT.

 

Modelos de referências bibliográficas:

Artigo

Amri E, Lyaruu HVM, Nyomora AS, Kanyeka ZL (2010) Vegetative propagation of African Blackwood (Dalbergia melanoxylon Guill. & Perr.): effects of age of donor plant, IBA treatment and cutting position on rooting ability. New Forests, 39(2):183–194. doi: 10.1007/s11056-009-9163-6

Livro

REBOUÇAS,  A.C.;  BRAGA,  B.;  TUNDISI,  J.  G.(Org),  Águas  Doces  no  Brasil.  2  ed.  São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

TUCCI,  Carlos  E.M..(Coord.)  Hidrologia  ,  Ciência  e  Aplicação.  4.ed.  Porto  Alegre:  Ed.  Da Universidade : ABRH , EDUSP, 2007 (Coleção ABRH) v.4 , pág. 851.

Tese e Dissertação

RUIZ,  A  S.  –  Evolução  Geológica  do  Sudoeste  do  Craton  Amazônico  Região  Limítrofe Brasil Bolívia – Mato Grosso. Tese doutoramento apresentada a Pós Graduação em Geociências – UNESP – Rio Claro/SP. 2005. 299pg.

Artigos em Anais de Congresso

PINHO,  M.  A.  S.  B.,  RUPERT.  Intrusão  Santa  Inês,  uma  suíte  estratiforme  Constituída  por Piroxênio  Hornblendito  a  Hornblenda  gabro,  localizada  no  sudeste  do  Cráton  Amazônico.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 42, 2004, Araxá. Anais...  Araxá: SBG, 2004.

 

Unidades de medidas e abreviaturas:

Adotar o Sistema Internacional (SI) de medidas.

Equações e fórmulas:

Deverão ser editadas com o uso de software compatível com o programa de edição do texto. Todos os componentes das equações e fórmulas deverão ser descritos detalhadamente, inclusive apresentando as respectivas unidades de medidas.

Nome de espécies:

Apresentar o nome científico atualizado com os descritores. O nome científico deve estar em formato itálico e somente a primeira letra do gênero em maiúsculo.

 

Declaração de Responsabilidade do Autor

  • Inicialmente antes de ser encaminhado aos revisores será observado a identificação de plágio em qualquer fase da tramitação do manuscrito, implicará em rejeição automática, impossibilitando a solicitação de reconsideração pelos autores.
  • A veracidade das informações e o caráter técnico-científico serão de responsabilidade dos autores. Logo, o periódico não se responsabiliza por qualquer tipo de processo judicial que por ventura seja atribuído aos manuscritos publicados.
  • O periódico não se responsabiliza pela divulgação de marcas e produtos comerciais que eventualmente podem ser citados no texto, não caracterizando qualquer tipo de recomendação por parte do Conselho Editorial e demais editores e revisores responsáveis pelo periódico.
  • Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.

Especial de Arquitetura e Urbanismo

Esta é uma chamada editorial especial para publicação de artigos relacionados com Arquitetura e Urbanismo.

Artigos

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