Resíduos sólidos, mais que uma Questão Ambiental, uma Questão Social

Autores

  • Diego Henrique Correa Alves diegohcorreacba@gmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - CAMPUS CUIABÁ)
  • Francine Maky Ishii francine.maky@gmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - CAMPUS CUIABÁ)
  • Herminio Augusto de Souza Morais helmengon@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - CAMPUS CUIABÁ)
  • Hugo Hoffmann biohoffmann@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Simone Raquel Caldeira Moreira da Silva engciencia@gmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - CAMPUS CUIABÁ)
  • Margarida Marchetto m_marchetto@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.18607/ES201532553

Resumo

Este Trabalho visa relatar a experiência e os conhecimentos obtidos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, a partir de  um diagnóstico realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - CAMPUS CUIABÁ),  Campus Octayde Jorge da Silva. O projeto de extensão contou com apoio financeiro do CNPq, Chamada CNPq/VALE S.A. Nº 05/2012 - Forma-Engenharia, projeto nº 454837/2012-7 e  integrou o Projeto Gestão dos Recursos Hídricos e Resíduos sólidos. Este projeto teve duração de 14 meses e foi dividido em três etapas. Na primeira etapa foi realizado o levantamento das  normas técnicas relativas a resíduos sólidos. Na segunda foi feito o diagnóstico da produção de resíduos sólidos na Instituição, tanto no quesito qualidade, quanto no quesito quantidade. Na terceira etapa realizou-se a análise das informações e  o desenvolvimento de algumas técnicas de educação ambiental com o intuito de contribuir na conscientização dos frequentadores do IFMT - CAMPUS CUIABÁ. Durante o desenvolvimento da pesquisa notaram-se várias irregularidades com relação ao armazenamento e o destino dos resíduos sólidos produzidos na Instituição. Os dados levantados, assim como as medidas tomadas com o intuito de minimizar os problemas que apareceram de forma cotidiana no Campus serão apresentados ao longo do artigo. Observou-se que as ações de educação ambiental adotadas não surtiram o efeito esperado junto à comunidade da instituição avaliada, talvez devido ao tempo curto ou à forma de abordagem. O artigo traz um breve relato sobre a importância da reciclagem dos resíduos sólidos na área da construção civil, inclusive analisando a visita à Eco Ambiental, empresa responsável pelo recolhimento e pela reciclagem de todos os resíduos sólidos referentes à construção civil da grande Cuiabá.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10004:2004 - Resíduos sólidos - Classificação

ABRELPE, (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos sólidos Especiais)Resíduos sólidos: Manual de Boas Práticas no Planejamento disponível em http://www.abrelpe.org.br/ manual_apresentacao.cfm

BRASIL, lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 Institui a Política Nacional de Resíduos sólidos. Gerenciamento Integrado dos Resíduos sólidos. Publicada no DOU de 3.8.2010.

NEVES, E.B.; PICONCELLI, M. C. A. ; OLIVEIRA, S. H. K. ; ROZEMBERG, B..Práticas de educação ambiental: breve diagnóstico em organizações militares do exército brasileiro. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 173-186, 2012.

OLIVEIRA, Ângela Santana de; VALIN JR, Marcos de Oliveira. Levantamento do Potencial de geração de RCD: Estudo de Caso. Congresso Luso Brasileiro, Portugal 2010.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Alves, D. H. C., Ishii, F. M., Morais, H. A. de S., Hoffmann, H., Silva, S. R. C. M. da, & Marchetto, M. (2015). Resíduos sólidos, mais que uma Questão Ambiental, uma Questão Social. E&Amp;S Engineering and Science, 3(1), 43–51. https://doi.org/10.18607/ES201532553

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>