Avaliação de Sistema de Cisternas para Captação de Água de Chuva Instalados em Comunidades Rurais de Mato Grosso – Brasil
DOI:
10.18607/ES201653714Palavras-chave:
Saneamento rural, Técnicas de aproveitamento de água de chuva, sustentabilidade.Resumo
O estado de Mato Grosso é um dos maiores estados brasileiros, possuindo um grande volume de água doce. Todavia, dada a sua dimensão geográfica e as suas condições climáticas diferenciadas, algumas regiões sofrem problemas de escassez hídrica, como é o caso do cerrado Mato-grossense, fazendo com que muitas pessoas enfrentem, diariamente, dificuldades para ter ao acesso à água com qualidade biológica, física e química adequada. Nesta região os recursos hídricos superficiais são escassos, com mananciais não-perenes que podem permanecer secos durante grande parte do ano, frente à escassa disponibilidade de água as comunidades desenvolvem mecanismos adaptativo, a fim de mudar sua maneira de encarar as dificuldades referentes à obtenção do recurso, terminam por se restringir ao senso comum a respeito da qualidade do mesmo. Sendo assim, é importante compreender a percepção de uma dada comunidade acerca do recurso, visto que este é um fator imprescindível para o desenvolvimento e qualidade de vida da população. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é tecer uma análise sobre o projeto piloto de cisterna com aproveitamento de água da chuva para a agricultura familiar, desenvolvido pelo Incra/MT em parceria com o Ministério Público Estadual, implantado em uma comunidade rural de Mato Grosso – Brasil.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO, J. O. de; BRITO, L. T. de L.; CAVALCANTI, N. de B.. Água de chuvaarmazenada em cisterna pode incrementar qualidade nutricional da dieta dasfamílias. Anais... VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Fortaleza, Ceará, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva: aproveitamento decoberturas em áreas urbanas para fins não potáveis: requisitos. Rio de Janeiro, 2007. 8 p.
BRASIL, Ministério da Saúde MS N°2914/2011, Padrões de potabilidade da água para consumo humano;
FREITAS, M. B.; FREITAS, C. M. A vigilância da qualidade da água para consumo humano – Desafios e perspectivas para o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Local, v.10, p.993-1004, 2005.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do censo demográfico 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index. php?uf=29&dados=1> Acesso em: 14 de dezembro de 2015.
INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Assentamentos em Mato Grosso em: http://www.incra.gov.br/node/14454;Acesso em: 14 de dezembro 2015.
LEWINSOHON, T. M.; PRADO, P. I. Biodiversidade Brasileira: Síntese do Estado Atual do Conhecimento. http://www.mma.gov.br/port/sbf/ chm/doc/estarte.doc; Acesso em: 13 de dezembro 2015.
PIMENTEL GABRIEL GOMES, Análise da qualidade da água de chuva captada e tratada pelos processos de desinfecção e filtração em Assentamento localizado na área rural de Várzea Grande - MT. Trabalho de Conclusão de curso, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental UFMT, 2013.
MACHADO, R. C.; MACRARI, E. L.; CRISTANTE, S. F. V.; CARARETO, C. M. A. Giardiasis and helminthiasis in children of both public and private day-care centers and junior and high schools in the city of Mirassol, São Paulo State, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 32, n. 1, p. 697-704, 1999.
PONTES, E. T. M.; MACHADO, T. A. Programa um milhão de cisternas rurais nonordeste brasileiro: políticas públicas, desenvolvimento sustentável e convivência com o semi-árido. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. São Paulo, SP.Anais... São Paulo: USP, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.