Avaliação das Características Quali-Quantitativa das Águas do Rio Beem, Município de Humaitá-Amazonas

Autores

  • Klenna Livia Gomes Peixoto klenna.star@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas Departamento de Engenharia Ambiental
  • Harumy Sales Noguchi harumynoguchi@hotmail.com
    Universidade Federal do Amazonas Departamento de Engenharia Ambiental
  • Anne Relvas Pereira annerelvas@gmail.com
    Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas
  • Margarida Marchetto marchetto.ro@gmail.com
    Universidade Federal do Mato Grosso Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
  • Aldecy de Almeida Santos aldecy_allmmeida@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Mato Grosso Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental

DOI:

10.18607/ES201422065

Resumo

O rio Beem localiza-se no Estado do Amazonas, na região Norte do Brasil, está inserido na bacia hidrográfica do Rio Madeira, no município de Humaitá. As águas desse rio são destinadas para usos múltiplos, como: balneabilidade, paisagismo, pesca ou mesmo para a realização de atividades inerentes à sobrevivência humana, bem como dessedentação de animais e irrigação em pequenas propriedades. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características quali-quantitativas do Rio Beem, para subsidiar informações para gestão e planejamento dos recursos hídricos da bacia. Foram realizados parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos das águas a montante, jusante e no perímetro urbano da cidade de Humaitá-AM. Paralelamente, foi determinada a vazão a montante e jusante da área em estudo no período de cheia e vazante, utilizando o método do flutuador, por fim, foi determinado Índice de Qualidade da Água. Mediante os resultados obtidos por meio do monitoramento, as análises dos parâmetros DBO5, OD, Fósforo Total, pH e Óleos e Graxas, apresentaram de acordo com a Resolução nº 357/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, para rios de classe 2. Os resultados de turbidez mantiveram-se em geral inferiores ao limite máximo indicado pela legislação vigente: 100 NTU. As concentrações de coliformes Escherichia Coli apresentaram-se valores superiores ao limite de 1000 NMP/100mL permitido pela Resolução CONAMA nº375/05 nos pontos PB4 e PB3 no mês de agosto de 2010, e nos meses de abril e junho de 2011. As maiores concentrações de coliforme totais foram no período de cheia, no mês de agosto de 2011. As vazões a montante e jusante da cidade de Humaitá-AM, mantiveram-se maiores no período de cheia por causa do aumento da precipitação na bacia. O Índice de Qualidade da Água foi classificado como ótimo e bom, para os períodos de cheia e vazante, respectivamente.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

APHA, AWWA, WPCFC. Standard Methods for the Examination of Water, 1992; and ARAÚJO, J. C. SANTAELLA, S. T. Gestapo da Qualidade. Porto Alegre, RS: ABRH. 2ª ed. 242 p. 2001.

BAUMGARTEN, M. G. Z.; POZZA, S. A. Qualidade de Águas. Descrição de Parâmetros Químicos referidos na Legislação Ambiental. Rio Grande: Editora da FURG, 166p, 2001.

BAUMGARTEN, M. G. Z.; ROCHA, J. M. B.; NIENCHESKI, L. F. H. Manual de Análises de Oceanografia Química. Rio Grande: Editora da FURG, 132 p, 1996.

BENETTI, A. D.; LANNA, A. E.; COBALCHINI, M. S. Metodologias para determinação de vazões ecológicas em rios. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 8, 2003.

BORGES, M. J.; GALBIATTI, J. A.; FERRAUDO, A. S. Monitoramento da qualidade hídrica e eficiência de interceptores de esgoto em cursos d’água urbanos da bacia hidrográfica do córrego Jaboticabal. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 8, 2003.

BRASIL, Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005. Classificação de águas, doces, salobras e salinas do Território Nacional. Publicado no D.O.U.

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Indice de Qualidade das Águas. São Paulo, 2007.

LIBÂNIO, M. Fundamentos de qualidade e tratamento de água. Campinas: Átomo, 2005.

LIMBERGER, L.; CORRÊA, T. G. Diagnóstico Ambiental Do Ribeirão Lindóia (Londrina-PR): Aspectos Físico-Químico E Bacteriológico. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas Três Lagoas-MS, V 2 – n.º 2 – ano 2, Setembro de 2005.

O´CONNOR, D. J. The temporal and spatial distribution of dissolved oxygen in streams. Water Resources. V. 3, 1967.

OTTONELLI, M. Diagnóstico da Qualidade da Água do Rio Chiquinha, Munícipio de Frederico Westphalen, RS, a Partir do Estudo de Diatomáceas. Frederico Westphalen, 2005. Monografia de Conclusão de Curso, Departamento de Ciências Biológicas. Frederico Westphalen, 2005.

VON SPERLING, M. V. Princípio do tratamento biológico de águas residuárias. IN: Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos, 1995.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Peixoto, K. L. G., Noguchi, H. S., Pereira, A. R., Marchetto, M., & Santos, A. de A. (2014). Avaliação das Características Quali-Quantitativa das Águas do Rio Beem, Município de Humaitá-Amazonas. E&Amp;S Engineering and Science, 2(1), 53–65. https://doi.org/10.18607/ES201422065

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>