SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9112

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Saberes Docentes, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Alves dos SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestre em Educação (PPGE/UFMT). Professora de Pedagogia, efetiva na rede municipal e estadual no município de Cuiabá – Mato Grosso.

Marcel Thiago Damasceno RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC/UFMT) no ano de 2016. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2009; e Licenciado em Química no ano de 2004. Atualmente é Professor Associado I da UFMT, Campus Cuiabá,  Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ) da UFMT. Avaliador de Cursos Superiores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atuou como: 1) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); 2) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e 3) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Estágio Supervisionado; Prática como Componente Curricular; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino de Química e Ensino de Ciências.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Tradução: Estela dos Santos Abreu. 1. ed. 10. reimpressão. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PÉREZ, Daniel Gil-. Formação de professores de Ciências. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de pesquisa narrativa e educação de professores IEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 46.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiências e o saber de experiência. Revista Brasileira de educação. Jan/Fev/Mar/Abr, nº. 19, 2002, p.20-28.

LIBÂNEO. José Carlos. Didática. 2 ed. 2.reimp. São Paulo: Cortez. 2006.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 03, n.V.3, p. 37-50, 2001.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NOVA ESCOLA: Revista do ensino fundamental. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/nova-escola-revista-do-ensino-fundamental/>. Acesso em: 19 de Fev. 2019.

NÓVOA, Antônio. (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as Ciências. 13. ed. Porto. Edições Afrontamento. 2002.

SHULMAN Lee. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educ Review [Internet]. 1987 Feb [cited 2019 May 17]; 57(1):1-21.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2014.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

SANTOS, Z. A. dos .; RIBEIRO, M. T. D. . SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9112. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112. Acesso em: 23 abr. 2024.