Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MT

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9112

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Saberes Docentes, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Alves dos SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestre em Educação (PPGE/UFMT). Professora de Pedagogia, efetiva na rede municipal e estadual no município de Cuiabá – Mato Grosso.

Marcel Thiago Damasceno RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós-doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professor Adjunto III da Área de Ensino de Química do Departamento de Química da UFMT, e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT), Campus Cuiabá, Brasil. É integrante do grupo de pesquisa (LabPEQ) Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Tradução: Estela dos Santos Abreu. 1. ed. 10. reimpressão. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PÉREZ, Daniel Gil-. Formação de professores de Ciências. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de pesquisa narrativa e educação de professores IEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 46.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiências e o saber de experiência. Revista Brasileira de educação. Jan/Fev/Mar/Abr, nº. 19, 2002, p.20-28.

LIBÂNEO. José Carlos. Didática. 2 ed. 2.reimp. São Paulo: Cortez. 2006.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 03, n.V.3, p. 37-50, 2001.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NOVA ESCOLA: Revista do ensino fundamental. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/nova-escola-revista-do-ensino-fundamental/>. Acesso em: 19 de Fev. 2019.

NÓVOA, Antônio. (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as Ciências. 13. ed. Porto. Edições Afrontamento. 2002.

SHULMAN Lee. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educ Review [Internet]. 1987 Feb [cited 2019 May 17]; 57(1):1-21.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-05-17

Como Citar

SANTOS, Z. A. dos .; RIBEIRO, M. T. D. . Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1-19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9112. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112. Acesso em: 15 jun. 2021.