Formação Docente e Atuação de Egressos: linha Cultura, Memórias e Teorias da Educação do PPGE/UFMT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/dvm28q94


Palavras-chave:

Formação de Professores, Egressos, História da educação

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a atuação profissional de egressos da linha de pesquisa Cultura, Memórias e Teorias da Educação do PPGE/UFMT. O objetivo é analisar suas trajetórias acadêmicas e profissionais. O estudo utilizou a análise documental de 57 currículos Lattes, referentes ao período de 2010 a 2023. Os dados foram categorizados por área de atuação, titulação e continuidade na pós-graduação. Os resultados apontaram uma significativa inserção dos egressos na docência e continuidade dos estudos em programas de doutorado, concluindo-se que a linha de pesquisa contribui para a formação docente e o fortalecimento da educação básica e superior.

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Biografia do Autor

  • Jefferson Bento de MOURA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

    Doutor em Educação pela UFSCar (2023). Mestre em Educação pela UFMT (2016). Licenciado em Matemática pela UENP/FAFICOP (2005). Docente de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero (GPHEG/PPGE/UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura (EMAC). É membro titular e representante do IFMT na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina - RECONAL-Edu. Integrante da Rede Centro Memória Viva do Instituto de Educação CMVIE/UFMT. Desenvolve pesquisas nas temáticas da Educação Matemática, História da Educação e História das Instituições Escolares. Coordenador do curso de Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnologógica - UAB/IFMT. Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. 

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Formação Docente e Atuação de Egressos: linha Cultura, Memórias e Teorias da Educação do PPGE/UFMT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 355–368, 2025. DOI: 10.29286/dvm28q94. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19250. Acesso em: 5 dez. 2025.