Formação Docente e Atuação de Egressos: linha Cultura, Memórias e Teorias da Educação do PPGE/UFMT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/dvm28q94


Palabras clave:

Formação de Professores, Egressos, História da educação

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a atuação profissional de egressos da linha de pesquisa Cultura, Memórias e Teorias da Educação do PPGE/UFMT. O objetivo é analisar suas trajetórias acadêmicas e profissionais. O estudo utilizou a análise documental de 57 currículos Lattes, referentes ao período de 2010 a 2023. Os dados foram categorizados por área de atuação, titulação e continuidade na pós-graduação. Os resultados apontaram uma significativa inserção dos egressos na docência e continuidade dos estudos em programas de doutorado, concluindo-se que a linha de pesquisa contribui para a formação docente e o fortalecimento da educação básica e superior.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jefferson Bento de MOURA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    .

Referencias

BOURDIEU, P. Esboço de autoanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.). Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 43−72, 2015.

BOURDIEU, P. Economia das trocas simbólicas. 5. ed., São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERREIRA, N. V. C.; MARTINS, J. A. L. O. A. Quando a História da Educação se tornou História, Educação, Instituições e Gênero: construção e consolidação do grupo de pesquisa e estudos em História da Educação, Instituições e Gênero – GPHEG (2014-2020). In: SÁ, E. F. de et al. (Org.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. 1. ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021.

NOBRE DA SILVA, H. Clube Feminino: Educação e Cultura na Sociedade Cuiabana: Educação e Cultura na Sociedade Cuiabana. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

SÁ, E. F. de; SÁ, N. P. Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM): tecendo narrativas do passado. In: SÁ, E. F. et al. (Org.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. 1. ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021.

SILVA, G. M. da. Grato mister que, quer queiram quer não, é o de ser dona de casa: educação das mulheres na Escola Doméstica Dona Júlia – Cuiabá-MT (1946-1949). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021.

Publicado

2025-05-19

Cómo citar

Formação Docente e Atuação de Egressos: linha Cultura, Memórias e Teorias da Educação do PPGE/UFMT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 355–368, 2025. DOI: 10.29286/dvm28q94. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19250. Acesso em: 5 dec. 2025.