A avaliação indiciária nas aulas de educação física a partir do trabalho pedagógico com as danças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/cge0b649


Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira, Ensino Fundamental, Práticas Corporais, Aprendizagens

Resumo

O objetivo do artigo é evidenciar um trabalho pedagógico a partir da avaliação indiciária, com o intuito de apresentar possibilidades concretas de ações nas aulas de educação física escolar. O método utilizado foi a pesquisa-ação de corte existencial, empregando como fontes os registros imagéticos e as narrativas escritas produzidos durante as mediações pedagógicas com as danças de matriz afro-brasileira, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Piraí/RJ. A avaliação indiciária se revelou uma alternativa viável para o trabalho docente, pois se mostra capaz de ser aplicada nas mediações pedagógicas de diferentes práticas corporais, conferindo sentido às práticas avaliativas.

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Biografia do Autor

  • Leandro Renan da Silva MILLER, Prefeitura Municipal de Piraí (PMP)

    Mestre em Educação Física (2024) pela UFFRJ, graduado em Licenciatura Plena no curso de Educação Física (2006) e especialista em Docência no Ensino Superior (2008) ambos pela Universidade Iguaçu (UNIG), durante o período acadêmico foi presidente do Centro Acadêmico do Curso de Educação Física (CACEF-UNIG) e fundador do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UNIG) ocupando a função de secretário de Esportes.Seu foco de trabalho está direcionado a área de Educação Física Escolar, onde leciona em escolas de Educação Básica desde o ano de 2008. Tem experiência tanto na rede pública quanto na rede privada. Possui experiência em gestão de projetos esportivos, no qual participou da equipe de coordenação do Programa Segundo Tempo, e posteriormente no Projeto Oficinas de Esporte, ambos pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu-RJ. Neste período participou da fundação da Associação de Profissionais e Estudantes de Educação Física de Nova Iguaçu (APEF-NI), onde ocupou a função de vice-presidente.

  • Marciel BARCELOS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Possui licenciatura, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES). É docente Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lotado no Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação (DEFD/IE) . Também é Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFRRJ). É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/UFES), do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT) e do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF/UFRRJ). Editor Associado da Revista Desafios para as áreas da Saúde e Educação. Foi Coordenador do Curso de Educação Física da UFT (2019-2021) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2021-2023). Possui interesse nos temas acerca da educação da infância; avaliação da/para aprendizagem, currículo; formação de professores; história da educação e educação física; organização do trabalho pedagógico e culturas escolares. 

  • Rodrigo Lema Del Rio MARTINS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de Pedagogo formado pela ISEAT. Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando nos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia, bem como nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), no qual exerceu a coordenação (2022-2024). Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional; e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (nas modalidades regular, técnico e EJA). Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Coordenador de Tutoria do Programa PET-Saúde, financiado pelo Ministério da Saúde (2022-atual). Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF) e Vice-Líder do NAIF/UFES. Organizador da obra: "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira" (CRV, 2020). Atualmente, o foco das pesquisas são: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e em Educação Física, Currículo e Práticas pedagógicas relacionadas aos temas da violência, das relações étnico-raciais, das aventuras, dos esportes e da saúde.

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Publicado

2025-04-20

Como Citar

A avaliação indiciária nas aulas de educação física a partir do trabalho pedagógico com as danças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 209–234, 2025. DOI: 10.29286/cge0b649. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17593. Acesso em: 5 dez. 2025.