.
DOI:
https://doi.org/10.29286/cge0b649Palabras clave:
Cultura afro-brasileira, Ensino Fundamental, Práticas Corporais, AprendizagensResumen
.
Descargas
Referencias
AGRA, G. et al. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel's Theory. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 1, p. 248–255, jan. 2019.
ANTUNES, M. M.; MOURA, D. L. Aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.24681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24681. Acesso em: 20 ago. 2022.
BAIRD, J. A.; HOPFENBECK, T. N.; NEWTON, P.; STOBART, G.; STEEN-UTHEIM, A. T. Assessment and learning: State of the field review. NO: Knowledge Center for Education, Oslo, 2014.
BAIRD, J. A.; ANDRICH; D.; HOPFENBECK, T. N. Assessment and learning: Fields apart?. Assessment in Education: Principles, policy & practice, v. 24, n. 3, p. 317-350, 2017.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília, DF: Plano Editora, 2002.
BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber, 2007.
BARCELOS, M.; SANTOS, W. (Re) criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil. Educar em Revista, v. 37, p. e78130, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8w7hNSJLGsh9YjPLLqgNDZd/ . Acesso em: 27 abr.2024.
BOAS, B. M. F. V. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação & Sociedade, v. 26, p. 291-306, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/H3QJcSDMz5DKpgDmDN4rdtv/?lang=pt. Acesso em: 03 jan.2024.
BOLZAN, E.; MARTINS, R. L. R.; MELLO, A. S. Usos e apropriações das danças populares na educação infantil de Vitória/ES. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 152–166, 2022. DOI: 10.14295/rds.v23i1.12915. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12915. Acesso em: 27 abr. 2024.
BRASILEIRO, L. T.; FRAGOSO, A. R. F.; GEHRES, A. F. Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos. Pro-posições, v. 31, p. e20180113, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0113. Acesso em: 27 abr.2024.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
ESTEBAN, M. T. Avaliação no cotidiano escolar. In ESTEBAN, Maria Teresa (org) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
ESTEBAN, M. T. O que sabe quem erra?: Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e pesquisa, v. 31, p. 483-502, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43Vf/?lang=pt&format=html. Acesso em: 08 ago.2023.
HARLEN, W. Assessment & inquiry-based Science education: issues in policy and practice. 2013.
LANO, M. B. Usos da avaliação indiciária na educação física com a educação infantil. 2019. 148f. 2019. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/1898. Acesso em: 25 jul.2023.
MACEDO, L. R.; MAXIMIANO, F. L.; SANTOS, W. Avaliação na educação física escolar: uma análise da produção acadêmica. In: Congresso Espírito-Santense de Educação Física, 11., 2011, Vitória. Anais... Vitória: CONESEF, 2011. CD-ROOM. Disponível em: https://proteoria.org/modules/publisher/item.php?itemid=43. Acesso em 27 abr.2024.
MELO, L. F.; FERRAZ, O. L.; NISTA-PICCOLO, V. L. O portfólio como possibilidade de avaliação na educação física escolar. Journal of Physical Education, v. 21, n. 1, p. 87-97, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7090 . Acesso em: 19 nov.2023.
MILLER, L.R.S. Avaliação na Educação Física escolar: possíveis caminhos para as aprendizagens infantis. Orientador: Rodrigo Lema Del Rio Martins. 160f. 2024. Dissertação (Mestrado profissional) – Mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
OLIVA, A. R. A África não está em nós: A História Africana no Imaginário de Estudantes do Recôncavo Baiano. Fronteiras, v. 11, n. 20, p. 73-91, 2009. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/625. Acesso em 27 abr.2024.
PEREIRA, J. S.; FREITAS, N. M.; SOUZA, D. T. M. S. E.; BARCELOS, M.. Memórias formativas sobre avaliação para aprendizagem na formação inicial em educação física. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 184-195, 2021.
SANTOS, W. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. 2005. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-856Q2J. Acesso em: 25 jul.2023.
SANTOS, W.; FROSSARD, M. L.; MATOS, J. M. C.; NETO, A. F. Avaliação em Educação Física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 09–22, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.63067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/63067. Acesso em: 11 jul. 2022.
SIQUEIRA, L.T. Danças nas aulas de Educação Física no ensino fundamental e as relações étnicos-raciais: desafios e possibilidades. Orientador: Rodrigo Lema Del Rio Martins. 199f. 2023. Dissertação (Mestrado profissional) – Mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
STIEG, R.; FERREIRA NETO, A.; FROSSARD, M.L.; SANTOS, W. A prescrição para o ensino das tipologias de avaliação na formação de professores em educação física na América Latina. Currículo sem Fronteiras, v. 22, p. e1872, 2022.
VIEIRA, A. O. Por uma teorização da avaliação em educação física: práticas de leituras por narrativas imagéticas. 2018. 366f. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/10536/1/tese_12499_tese%20Aline%20de%20Oliveira%20Vieira.pdf. Acesso em: 25 jul.2023.
ZEFERINO, A. M. B.; PASSERI, S. M. R. R. Avaliação da aprendizagem do estudante. Cadernos Abem, v. 3, p. 39-43, 2007. Disponível em: http://proiac.sites.uff.br/wp content/uploads/sites/433/2018/08/avaliacao_aprendizagem_zeferino.pdf. Acesso em: 04 jan.2024.



















































