APRENDIZAJE MÓVIL Y FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE CIENCIAS NATURALES: REVISIÓN SISTEMÁTICA
Palabras clave:
Revisión sistemática; Aprendizaje móvil; Formación de profesores; enseñanza de ciencias naturalesResumen
Este artículo consiste en una Revisión Sistemática de la Literatura con el objetivo de contextualizar cómo se aborda el Aprendizaje Móvil en la formación inicial del profesorado de Ciencias Naturales. Para ello se utilizó la plataforma Parsifal. La búsqueda en las principales bases de datos encontró 86 estudios relacionados, y luego de aplicar criterios de inclusión y exclusión se seleccionaron 16 estudios. El análisis de los datos se realizó mediante el método de análisis de contenido de Bardin, con ayuda de la plataforma Iramuteq. La investigación destacada resalta la importancia de la metodología, señalando la necesidad de ampliar el debate sobre el tema.
Descargas
Referencias
ALVES, E. J. Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. Tese de Doutorado. Universidade do Minho, Portugal, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em 01 mai. 2014.
BATISTA, F. B. F. Mobile Learning no Ensino de Ciências da Natureza: Revisão Sistemática. In: III Jornada Internacional sobre Educação e Ensino em Momentos de Transformações Sociais: Passado e Presente, Universidade Estadual do Paraná/Unespar – Campus Paranavaí, Paraná, Brasil, 2023.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. 18 p.
CRISTINA, K. M.; LIAO, T. O Aporte de Algumas Tecnologias na Revisão de Conceitos de Física 1. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 2021.
DE ANDRADE, R. S.; COELHO, G. R. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em cursos de licenciatura em Física de uma universidade pública federal: “usos” estabelecidos por professores universitários no processo de formação inicial. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 888-916, 2018.
DE SOUZA ORTIZ, J. O.; DORNELES, A. M. Uso da taxonomia de Bloom digital gamificada em atividades coletivas no ensino de química: reflexões teóricas e possibilidades. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 2, 2018.
FEITOSA, R. R. Formação de professores (as) de ciências e biologia na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, 2022.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
GOMES, M. M. et al. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, n. 15, p. 6, 2019.
JACON, L. S. C. et al. Os formadores de professores e o desafio em potencializar o ensino de conhecimentos químicos com a incorporação dos dispositivos móveis. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 77-89, 2014.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. 2007.
KLANT, L. M.; DOS SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo: estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e8210413786, 2021.
KUMAR BASAK, S.; WOTTO, M.; BELANGER, P. E-learning, M-learning and D-learning: Conceptual definition and comparative analysis. E-learning and Digital Media, v. 15, n. 4, p. 191-216, 2018.
LASAKOSWITSCK, R. et al. O design thinking e as tecnologias digitais na formação inicial de professores: em busca de uma licenciatura ativa. 2021.
MACHADO JUNIOR, I. Desenvolvimento de titulador automático baseado na plataforma open source Arduino como ferramenta investigativa no ensino de química. 2019.
MARINHO, S. P. P. Mídias e tecnologias digitais na licenciatura: novas realidades, novas formações. Reflexão e Ação, v. 26, n. 2, p. 228-248, 2018.
MATHEZ, L. R. C. Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática. 2019.
NICHELE, A. G. Tecnologias móveis e sem fio nos processos de ensino e de aprendizagem em Química: uma experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2015.
ORTIZ, J. O. D. S. Gamificação na formação inicial de professores de Química ancorada na taxonomia de Bloom revisada e digital. Dissertação de Mestrado, 2019.
PSZYBYLSKI, R. F. O uso do software de programação App inventor 2 na formação inicial de professores de ciências. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.
REINERT, M. Alceste une méthodologie d'analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de Méthodologie Sociologique, v. 26, n. 1, p. 24-54, 1990.
SOUSA, M. C. D. O uso da realidade aumentada no ensino de física. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2015.
TEIXEIRA, G. G. S. As TDIC na formação inicial de professores de Física: a voz dos egressos e licenciandos do curso. 2014.



















































