MOBILE LEARNING E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Revisão sistemática, . Mobile Learning, Formação de professores, Ensino de ciências da natureza

Resumo

Este artigo consiste uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de contextualizar como o Mobile Learning é abordado na formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Para isso, utilizou-se a plataforma Parsifal. A busca, nas principais bases de dados, encontrou 86 pesquisas relacionadas, e, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 16 estudos. A análise dos dados foi conduzida usando o método de análise do conteúdo da Bardin, com auxílio da plataforma Iramuteq. As pesquisas analisadas destacam a importância da metodologia, apontando a necessidade de amplificar o debate acerca da temática.

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Biografia do Autor

Francisco Bismak Freire BATISTA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor da Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

 

Maria Inês de Affonseca JARDIM, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979) e mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1996). Doutora em Educação pela UFMS. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Vinculada ao Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Linhas de pesquisa: Formação de Professores e Construção do conhecimento em Ciências com ênfase em Tecnologia.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

BATISTA, F. B. F. .; JARDIM, . M. I. de A. MOBILE LEARNING E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 574–598, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16909. Acesso em: 26 out. 2024.