PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13382


Palabras clave:

Educação Freiriana, Formação de Professores, Experiência

Resumen

El artículo presenta las experiencias de dos docentes durante la gestión de Paulo Freire como secretario municipal de educación de São Paulo, mostrando el papel clave de las premisas de Freire en los procesos de formación de los investigadores. El texto busca presentar, a través de las experiencias mencionadas, los conceptos básicos de Freire en sus prácticas profesionales y en los estudios desarrollados por los grupos de investigación que lideran. Se concluye que las acciones educativas (re)fundadas bajo el prisma freireano se sitúan como instancias importantes de insurgencias y resistencias a la perspectiva instrumental, en la lucha por una educación emancipatoria y solidaria, viabilizando lo inédito en una utopía posible.

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Biografía del autor/a

  • Lucila PESCE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP (julho de 2017 a julho de 2019). Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Consultora ad hoc do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2007 a 2017, foi membro da equipe gestora do GT 16 da ANPEd (gestão 2017-2019; gestão 2019-2021). Atualmente é membro titular do comitê científico do GT 16 da ANPEd. Membro das seguintes redes internacionais de pesquisa: REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio), Red Estrado (Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University, vinculada à Responsible Research and Innovation - RRI). Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES), de agosto de 2012 a maio de 2019. Assessora científica da FAPESP e do CNPq (PIBIC/AF/PIBITI). Tem investigado nas seguintes áreas: Linguagem Hipermídia e Processos Formativos; Linguagem Hipermídia e Educação Básica; Linguagem Hipermídia e Formação Inicial de Professores; Linguagem Hipermídia e Formação Continuada de Professores. site: http://sites.google.com/site/lucilapesce/

  • Adriana ROCHA BRUNO, Universidade Federal de Estado do Rio de Janeiro (INIRIO)

    Adriana Rocha Bruno é Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós doutorado em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT. Licenciada em Pedagogia, foi professora da Educação Básica por 17 anos. É professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF, e Professora do PPGEdu - UNIRIO. É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância (LIPEAD) da UNIRIO e é membro do NDE ( Núcleo Docente estruturante), representando o Departamento de Didática (DID) da UNIRIO, a partir de junho de 2020. Pesquisadora PQ-2. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com pesquisadores e estudiosos envolvidos em investigações sobre as Docências contemporâneas, a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente em meio à Cultura Digital. É autora do Livro: Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências, publicado pela Editora da UFBA em 2021 e a versão em E-Book está aberta no site da editora. Foi coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) de 2016 a 2019, membro do NDE do Curso de Pedagogia - UFJF. de 2014 a 2019. Foi professora do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de agosto de 2008 a setembro de 2019. É Professora de Educação online e cibercultura, de Didática e de Currículo. É parecerista AdHoc da ANPED (GT 16), ENDIPE, ABCiber, ESUD, além de diversos periódicos nacionais e internacionais. Como Bolsista CAPES, no período de 2015-2016, -fomento para participação no Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior na Universidade de Lisboa-Portugal, desenvolveu pesquisa em 3 universidades públicas portuguesas em Lisboa sobre as Docências no Ensino Superior. Tem desenvolvido pesquisas com fomento da FAPEMIG, da CAPES e do CNPq e é membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Coordenou os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB (2009-2015). Foi vice-coordedadora do Curso de Pedagogia da UFJF (2017 a 2018). Foi Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES) junto à PROGRAD-UFJF no período de 2011 a 2014. Foi professora da PUCSP entre 2004 e 2008, no Departamento de Fundamentos da Educação, como professora de Didática para as licenciaturas e docente nos Cursos: Tecnologias e Midias Digitais e Comunicação e Multimeios. Foi professora da Educação Básica por 17 anos. Experiente na área de Educação, pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: Formação de professores na contemporaneidade, Docências no Ensino Superior, Educação online e cultura digital, Didática, Aprendizagem de adultos, Neurociências (emoção e aprendizagem), Linguagem emocional e Educação, mídias e tecnologias. Site: https://sites.google.com/site/arbruno / http://gruparufjf.wix.com/pomardocencias Email: arbruno2208@gmail.com 

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Publicado

2022-06-29

Cómo citar

PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13382. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13382. Acesso em: 5 dec. 2025.