A sociologia da infância e a teoria histórico-cultural: algumas considerações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v22i49/1.916


Palabras clave:

Sociologia da infância. Teoria histórico-cultural. Zona blijaichego razvitia.

Resumen

O artigo tece algumas considerações a respeito de críticas que o sociólogo da infância W. Corsaro faz às ideias de L. S. Vigotski em seu livro Sociologia da infância. Ao apresentar algumas críticas à interpretação de Corsaro sobre alguns conceitos basilares da teoria de Vigotski, o texto também traz à tona e discute questões provocadas por traduções equivocadas. Um exemplo é o conceito Zona Blijaichego Razvitia. Ao final, são ressaltados pontos divergentes entre a sociologia da infância e a teoria histórico-cultural e que merecem análises em produções teóricas futuras.

Palavras-chave: Sociologia da infância. Teoria histórico-cultural. Zona blijaichego razvitia.

Abstract

The article presents some considerations about criticism that the childhood sociologist W. Corsaro makes the ideas of L. S. Vygotsky in his book Sociology of childhood. By presenting some criticism of the interpretation Corsaro makes on some basic concepts of Vygotsky’s theory, the text also brings up and discusses issues caused by mistranslations. An example is the concept Zone Blijaichego Razvitia. Finally, are highlighted divergent points between the sociology of childhood and the cultural-historical theory that deserve further analysis in future academic research.

Keywords: Sociology of childhood. Cultural- -historical theory. Zone blijaichego razvitia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Zoia PRESTES, Universidade Federal Fluminense
    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF), Coordenadora do
    Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural –
    NUTHIC. Campus do Gragoatá. Rua Prof. Marcos Valdemar de Freitas Reis, s/n, Bloco D, Gragoatá,
    Niterói, RJ, CEP: 24210-201. Tel.: (21) 2629-2640.

Referencias

CORSARO, W. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KRAVTSOV, G. G. Problema vzaimosviazi obutchenia i razvitia. In: Zona Blijaichego razvitia v teoretitcheskoi i praktitcheskoi psirrologuii. Materiali XI Mejdunarodnikh

tchteni pamiati L. S. Vigotskogo (15-18 noiabria 2010 g.), Moskva, 2010.

LEVITIN, K. Ie. Litchnostiu nie rojdaiutsia. Moskva: Nauka, 1990.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados: 2012. p. 195-201.

VIGOTSKI, L. S. Sobranie sotchinenii. Tom 3. Moskva: Pedagoguika, 1984.

______. Problemi defektologuii. Moskva: Prosveschenie, 1995.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Michlenie i retch. Moskva: Labirint, 2001a.

______. Lektsii po pedologuii. Ijevsk: Izdatelskii dom, 2001b.

______. Psirrologia razvitia rebionka. Moskva: Eksmo, 2004.

______. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Publicado

2013-07-03

Cómo citar

A sociologia da infância e a teoria histórico-cultural: algumas considerações. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 295–304, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.916. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/916. Acesso em: 5 dec. 2025.