A sociologia da infância e a teoria histórico-cultural: algumas considerações

Autores

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.916

Palavras-chave:

Sociologia da infância. Teoria histórico-cultural. Zona blijaichego razvitia.

Resumo

O artigo tece algumas considerações a respeito de críticas que o sociólogo da infância W. Corsaro faz às ideias de L. S. Vigotski em seu livro Sociologia da infância. Ao apresentar algumas críticas à interpretação de Corsaro sobre alguns conceitos basilares da teoria de Vigotski, o texto também traz à tona e discute questões provocadas por traduções equivocadas. Um exemplo é o conceito Zona Blijaichego Razvitia. Ao final, são ressaltados pontos divergentes entre a sociologia da infância e a teoria histórico-cultural e que merecem análises em produções teóricas futuras.

Palavras-chave: Sociologia da infância. Teoria histórico-cultural. Zona blijaichego razvitia.

Abstract

The article presents some considerations about criticism that the childhood sociologist W. Corsaro makes the ideas of L. S. Vygotsky in his book Sociology of childhood. By presenting some criticism of the interpretation Corsaro makes on some basic concepts of Vygotsky’s theory, the text also brings up and discusses issues caused by mistranslations. An example is the concept Zone Blijaichego Razvitia. Finally, are highlighted divergent points between the sociology of childhood and the cultural-historical theory that deserve further analysis in future academic research.

Keywords: Sociology of childhood. Cultural- -historical theory. Zone blijaichego razvitia.

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Biografia do Autor

Zoia PRESTES, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF), Coordenadora do
Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural –
NUTHIC. Campus do Gragoatá. Rua Prof. Marcos Valdemar de Freitas Reis, s/n, Bloco D, Gragoatá,
Niterói, RJ, CEP: 24210-201. Tel.: (21) 2629-2640.

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Publicado

2013-07-03

Como Citar

PRESTES, Z. A sociologia da infância e a teoria histórico-cultural: algumas considerações. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 295–304, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.916. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/916. Acesso em: 25 nov. 2024.