A Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i45.332


Palabras clave:

Ensino. Democratização do acesso.

Resumen

O estudo discute como a abertura de um novo campus da Universidade de Brasília, localizado em cidade de menor nível de desenvolvimento socioeconômico, teria contribuído para democratizar o acesso à instituição. Utilizou modelo de análise multivariada (árvore) com variáveis adicionais às estudadas anteriormente e com dados obtidos mediante questionários; comparou o perfil social dos alunos dos cursos do novo campus com o dos estudantes de cursos congêneres na sede, bem como a satisfação com a carreira. Os resultados evidenciaram inclusão social propiciada pelo novo campus, mas a análise da satisfação com o curso advertiu para riscos do projeto de democratização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jacques Velloso, Univerisdade de Brasília
    Professor emérito da Universidade de Brasília. Ph.D. em Educação, participou de comitês assessores da Capes e Cnpq, foi presidente da Anped, integra comitês editoriais de periódicos indexados. Líder do grupo de pesquisa “Democratização do acesso à universidade, ações afirmativas e cotas para negros”.
  • Lívia Veleda de Sousa e Melo
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e servidora da mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa “Democratização do acesso à universidade, ações afirmativas e cotas para negros”.

Publicado

2012-06-26

Cómo citar

A Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliado. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 47–66, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.332. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/332. Acesso em: 5 dec. 2025.