A Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliado

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i45.332

Palavras-chave:

Ensino. Democratização do acesso.

Resumo

O estudo discute como a abertura de um novo campus da Universidade de Brasília, localizado em cidade de menor nível de desenvolvimento socioeconômico, teria contribuído para democratizar o acesso à instituição. Utilizou modelo de análise multivariada (árvore) com variáveis adicionais às estudadas anteriormente e com dados obtidos mediante questionários; comparou o perfil social dos alunos dos cursos do novo campus com o dos estudantes de cursos congêneres na sede, bem como a satisfação com a carreira. Os resultados evidenciaram inclusão social propiciada pelo novo campus, mas a análise da satisfação com o curso advertiu para riscos do projeto de democratização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Velloso, Univerisdade de Brasília

Professor emérito da Universidade de Brasília. Ph.D. em Educação, participou de comitês assessores da Capes e Cnpq, foi presidente da Anped, integra comitês editoriais de periódicos indexados. Líder do grupo de pesquisa “Democratização do acesso à universidade, ações afirmativas e cotas para negros”.

Lívia Veleda de Sousa e Melo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e servidora da mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa “Democratização do acesso à universidade, ações afirmativas e cotas para negros”.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

VELLOSO, J.; MELO, L. V. de S. e. A Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliado. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 47–66, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.332. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/332. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania