SemiEdu 2024 – Formação de professores em foco: desafios e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/n816jw66


Palabras clave:

SemiEdu 2024, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais, Ciclo de Políticas Públicas

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores da Educação Básica, com fundamento no Ciclo Contínuo de Políticas Públicas de Stephen Ball. Destaca-se o Seminário de Educação 2024, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, como um espaço híbrido composto por diferentes recontextualizações sobre o tema, que fortaleceu a parceria entre a universidade e as Secretarias de Educação do Estado de Mato Grosso. Conclui-se que eventos acadêmicos que congregam pesquisadores, docentes da Educação Básica e agentes públicos, com o intuito de fortalecer as relações institucionais, têm o potencial de desempenhar um papel significativo nas políticas públicas educacionais brasileiras.

 

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Biografía del autor/a

  • Rosemery Celeste Petter Petter, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde 1996 é professora do Instituto de Educação da UFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Gestão em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância e formação de professores em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu. 

  • Sueli Fanizzi Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso

    Postdoctorado, Doctor y Magíster en Educación por el Programa de Postgrado de la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo, en el Área de Concentración en Educación Científica, Matemática y Tecnológica. Profesor del Programa de Postgrado en Educación, en la Línea de Investigación Educación en Ciencias y Educación Matemática, y del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá), actuando como docente en los componentes disciplinares de Metodología de la Matemática y Pasantía Supervisada. Fue profesora contratada por la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo, en 2016 y 2017. Líder del Grupo de Estudios e Investigación en Educación Matemática en los Años Iniciales (GRUPEMAI). Coordinador de Proyectos de Investigación y Extensión, con alcance local y nacional, orientados a la formación de docentes que enseñan Matemáticas y al aprendizaje de las Matemáticas en los años iniciales de la educación primaria. Autor de la Colección Puertas Abiertas al Mundo - Ciencias, publicada por FTD Educación.

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Publicado

2025-05-19

Cómo citar

SemiEdu 2024 – Formação de professores em foco: desafios e perspectivas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 280–302, 2025. DOI: 10.29286/n816jw66. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19405. Acesso em: 5 dec. 2025.