Formação inicial de professores e a produção de sentidos sobre o aprender e ensinar matemática

Autores/as

  • Rute Cristina Domingos da PALMA rutecristinad@gmail.com
  • Anna Regina Lanner de MOURA lanner@unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i47.863


Palabras clave:

Teoria da Atividade. Sentidos e significados. Formação inicial. Ensino de Matemática.

Resumen

No estudo de caso aqui tratado, investigou-se a produção de sentidos acerca do ensinar e aprender matemática de duas alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. A proposta de formação e análise dos dados foram referenciadas na teoria histórico-cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Engeström. Os resultados indicam modificações nos sentidos acerca do ensinar e aprender matemática, nas práticas das alunas.

Abstract
In the case study here presented, it is investigated the production of senses on the teaching and learning of mathematics of two students from the course of Pedagogy from the Federal University of Mato Grosso/UFMT. The proposal and analysis of the data were referenced to the cultural-historical theory, particularly on the Activity Theory of Engeström. The results indicate modifications in the sense on the teaching and learning of mathematics, in the practice with the students.


Keywords: Activity Theory. Senses and meanings. Initial formation. Teaching mathematics.

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Biografía del autor/a

  • Rute Cristina Domingos da PALMA
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Professora do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Pesquisadora do GRUEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Instituto de Educação / UFMT. End. Avenida Fernando Corrêa da Costa n.º 2.367, Boa Esperança, 78.060-900 - Cuiabá-MT.
  • Anna Regina Lanner de MOURA
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação. End. Av. Bertrand Russell, 801. Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, CEP: 13083-865 - Campinas – SP

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Publicado

2013-06-14

Número

Sección

Educação em Ciências e Matemática

Cómo citar

Formação inicial de professores e a produção de sentidos sobre o aprender e ensinar matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 639–659, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.863. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/863. Acesso em: 5 dec. 2025.