Formação inicial de professores e a produção de sentidos sobre o aprender e ensinar matemática
DOI:
10.29286/rep.v21i47.863Palavras-chave:
Teoria da Atividade. Sentidos e significados. Formação inicial. Ensino de Matemática.Resumo
No estudo de caso aqui tratado, investigou-se a produção de sentidos acerca do ensinar e aprender matemática de duas alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. A proposta de formação e análise dos dados foram referenciadas na teoria histórico-cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Engeström. Os resultados indicam modificações nos sentidos acerca do ensinar e aprender matemática, nas práticas das alunas.
Abstract
In the case study here presented, it is investigated the production of senses on the teaching and learning of mathematics of two students from the course of Pedagogy from the Federal University of Mato Grosso/UFMT. The proposal and analysis of the data were referenced to the cultural-historical theory, particularly on the Activity Theory of Engeström. The results indicate modifications in the sense on the teaching and learning of mathematics, in the practice with the students.
Keywords: Activity Theory. Senses and meanings. Initial formation. Teaching mathematics.
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