Sentidos da experiência: ressignificações na docência em narração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/0bqvpj34


Palavras-chave:

Educação superior, Desenvolvimento Profissional, Pesquisa Narrativa

Resumo

Apresentam-se neste artigo reflexões sobre uma investigação que contou com a participação de um grupo de docentes que atuam na Educação Superior. Ancorados na pesquisa narrativa defendida enquanto método e fenômeno, focamos nas vidas que emergem das narrativas para compreender outras dimensões, que só é possível, porque nos propomos a ouvir, compreender, dialogar e dar o lugar apropriado ao contexto de ressignificações. O que os docentes narram constitui o fluxo relacional das experiências de agora, ancoradas nas experiências passadas, nos contextos físicos, sociais e institucionais, que indagadas, produzem sentidos outros, revelam identidades, evidenciam multiplicidade mobilizadoras de ressignificações criativas.

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Biografia do Autor

  • Filomena Maria Arruda MONTEIRO, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Docente titular  e associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Pedagoga, doutorado e pós doutorado pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) – CNPq.
      

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Sentidos da experiência: ressignificações na docência em narração. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 369–383, 2025. DOI: 10.29286/0bqvpj34. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19535. Acesso em: 5 dez. 2025.