Cohesion Analysis in na Academic Social Network

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13393


Keywords:

social network analysis, cohesion, social manifestation

Abstract

This article presents the network and network social interactions of a study group on the social networking site Facebook. The objective is to analyze the cohesion between the members of this academic group. We work with the analysis of social networks where group members are social actors and interactions are social connections. Relational structures show a centralized network with few actors around the teacher. The group is not cohesive. It is a group centered on a few actors who manage all the information, restricting the circulation of news on the network. The high value of the average degree of centrality of the network shows how strongly this network is hierarchical where few actors concentrate power over information. For online education, it is important to build social learning networks that encourage the engagement of the largest number of actors.

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Author Biographies

  • Cristiane KOEHLER, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Professora e Pesquisadora do Instituto de Educação (IE), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com Pós-Doutorado e Doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS/Capes 7), Mestrado em Ciência da Computação (UFSC) e Bacharelado em Ciência da Computação (UPF). É avaliadora do INEP/MEC compondo o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Educação Superior e-Basis. Atua na formação de professores para a Docência Online e para a Cultura Digital. Os temas de interesse em ensino, pesquisa e extensão, concentram-se nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação em Rede, Educação Online e Educação a Distância, além da Formação de Professores e Análise de Redes Sociais na Educação. Atualmente é Professora Adjunta II, da área de Tecnologias Educacionais, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Professora Convidada do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (UERGS). Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Análise de Redes Sociais na Educação (LAPARSE). Colabora como pesquisadora dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LETECE/UFMT), Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (TEEaD/IFRJ), Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde (NEXT/ENSP/FIOCRUZ) e, com o Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação (GEPID/UPF). Mãe de dois meninos. Esteve em licença maternidade em 2004 e 2008. 

  • Marie Jane Soares CARVALHO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Formada em Pedagogia e aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como professora titular no Departamento de Ensino e Currículo. É mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado e atuou como visiting scholar em 1997-1999 na Universidade de Toronto com auxílio CAPES. Realizou pós-doutorado na Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (UNED) em 2012 com auxílio CAPES. Desenvolve estudos na linha de pesquisa do Pós-Graduação em Informática na Educação em Ambientes Informatizados e Currículo a Distância, Arquiteturas Pedagógicas, Análise de Redes Sociais, Formação de Professores. É autora do livro Currículo: gênero, raça e classe social (Editora Cirkula) e autora em parceria de Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores (Editora Ricardo Lenz), Enfermagem moderna: bases de rigor técnico e científico (Editora Atena), Produzindo gênero (Editora Sulina/Meridional), Portfólio educacional: proposta alternativa de avaliação - guia didático (Editora da UFRGS). É consultora na área de tecnologias digitais e formação de professores. 

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Published

2022-06-29

How to Cite

Cohesion Analysis in na Academic Social Network . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13393. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13393. Acesso em: 27 mar. 2025.