ANÁLISE DA COESÃO EM UMA REDE SOCIAL ACADÊMICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13393

Palavras-chave:

análise de redes sociais; coesão; manifestações sociais.

Resumo

Este artigo apresenta as interações sociais em rede e na rede de um grupo de estudos no Facebook. O objetivo é analisar a coesão entre os membros desse grupo. Trabalhamos com a análise de redes sociais onde os membros do grupo são atores e as interações são conexões. O grupo não é coeso. É um grupo centralizado em poucos atores que restringem a circulação das novidades na rede. A rede centralizada mostra que poucos atores concentram o poder sobre as informações. Para a educação online interessa construir redes sociais que fomentem o engajamento do maior número de atores.

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Biografia do Autor

Cristiane KOEHLER, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora e Pesquisadora do Instituto de Educação (IE), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com Pós-Doutorado e Doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS/Capes 7), Mestrado em Ciência da Computação (UFSC) e Bacharelado em Ciência da Computação (UPF). É avaliadora do INEP/MEC compondo o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Educação Superior e-Basis. Atua na formação de professores para a Docência Online e para a Cultura Digital. Os temas de interesse em ensino, pesquisa e extensão, concentram-se nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação em Rede, Educação Online e Educação a Distância, além da Formação de Professores e Análise de Redes Sociais na Educação. Atualmente é Professora Adjunta II, da área de Tecnologias Educacionais, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Professora Convidada do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (UERGS). Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Análise de Redes Sociais na Educação (LAPARSE). Colabora como pesquisadora dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LETECE/UFMT), Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (TEEaD/IFRJ), Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde (NEXT/ENSP/FIOCRUZ) e, com o Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação (GEPID/UPF). Mãe de dois meninos. Esteve em licença maternidade em 2004 e 2008. 

Marie Jane Soares CARVALHO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Formada em Pedagogia e aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como professora titular no Departamento de Ensino e Currículo. É mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado e atuou como visiting scholar em 1997-1999 na Universidade de Toronto com auxílio CAPES. Realizou pós-doutorado na Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (UNED) em 2012 com auxílio CAPES. Desenvolve estudos na linha de pesquisa do Pós-Graduação em Informática na Educação em Ambientes Informatizados e Currículo a Distância, Arquiteturas Pedagógicas, Análise de Redes Sociais, Formação de Professores. É autora do livro Currículo: gênero, raça e classe social (Editora Cirkula) e autora em parceria de Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores (Editora Ricardo Lenz), Enfermagem moderna: bases de rigor técnico e científico (Editora Atena), Produzindo gênero (Editora Sulina/Meridional), Portfólio educacional: proposta alternativa de avaliação - guia didático (Editora da UFRGS). É consultora na área de tecnologias digitais e formação de professores. 

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

KOEHLER, C.; CARVALHO, M. J. S. . ANÁLISE DA COESÃO EM UMA REDE SOCIAL ACADÊMICA . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13393. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13393. Acesso em: 5 nov. 2024.