As faces da alteridade e a formação de professores da Licenciatura em Pedagogia da UEPG

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i47.759

Palavras-chave:

Alteridade. Pedagogia. Formação de professores. Grupo focal.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a noção de alteridade, propondo-se a investigar a forma pela qual esta é constituída no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


Downloads

Biografia do Autor

Jonathan de O. MOLAR, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Priscila LAROCCA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Endereço: Rua Brasil Pinheiro, 40, CEP 84.015-265, Bairro Orfãs, Ponta Grossa. Paraná. Tel. Institucional (42) 3220-3308. E-mail: <priscilalarocca847@hotmail.com>.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: CNE, 1997.

______.Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: CNE, 2006.

______.Constituição da República Federal do Brasil. 6. ed. São Paulo: Primeira Impressão, 2007.

CANDAU, Vera M.; KOFF, Adélia Maria N. S. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, maio/ago., 2006.

CANEN, Ana. Educação Multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, n. 111, dez., 2000.

CARLINI-COTRIM, B. Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias. Rev. Saúde Públ., v. 30, n. 3, p. 285-93, 1996.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco V. São Paulo: Cortez, 2002. 296 p.

CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R.; SUCENA, L. F. M. Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS. 13., ABEP, 2002, Ouro Preto. Anais... Disponível em: .

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e Educação. Revista Brasileira de Educação, Santa Catarina, n. 23, maio/jun./jul./ago, 2003a.

______. Educação intercultural, gênero e movimentos sociais no Brasil. Educar. Curitiba, especial, 2003b.

______. Políticas da Diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação & Sociedade. Campinas, v. 27, n. 95, maio/ago., 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

______. Cruzando as Fronteiras do Discurso Educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

LOPES, Alice R. S. Pluralismo Cultural e Políticas de Currículo Nacional. In: Reunião da ANPED 20,2000, Caxambu. Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação,Caxambu, 2000.

MCLAREN, Peter. A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANFELICE, José Luís. Pós-modernidade, globalização e educação. In: LOMBARDI, Jósé Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação. 2. ed. Santa Catarina: UNC, 2003.

SIDEKUM, Antônio. Ética e alteridade: a subjetividade ferida. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

SILVA, Gilberto. Interculturalidade e educação dos jovens: processos identitários no espaço urbano popular. In: REUNIÃO DA ANPED,25.,2002, Caxambu, Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação,Caxambu, 2002.

WOLF, Francis. Quem é bárbaro? In: NOVAES, Adauto (Org.). Civilização é barbárie. São Paulo: Cia. das letras, 2004.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA.Projeto Pedagógico do Curso de História. Ponta Grossa: Departamento de Pedagogia, 2007.

Recebimento em: 04/02/2011.

Aceite em: 02/06/2011.

Downloads

Publicado

2013-03-12

Como Citar

MOLAR, J. de O.; LAROCCA, P. As faces da alteridade e a formação de professores da Licenciatura em Pedagogia da UEPG. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 445–466, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.759. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/759. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores