Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i45.336


Palavras-chave:

História da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.

Resumo

A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.

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Biografia do Autor

  • André Luiz Paulilo, UNICAMP
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da USP (NIEPHE-USP).
  • José Cláudio Sooma Silva, UFRJ
    Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRJ, Pesquisador do CNPq, coordenador do Projeto “Estratégias Educacionais e Representações Urbanas: dimensões da modernidade carioca”

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 127–143, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.336. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336. Acesso em: 20 mar. 2025.