Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v21i45.336Palabras clave:
História da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.Resumen
A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.Descargas
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Publicado
2012-06-30
Número
Sección
História da Educação
Cómo citar
Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 127–143, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.336. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336. Acesso em: 5 dec. 2025.



















































