Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação
DOI:
10.29286/rep.v21i45.331Palavras-chave:
Direitos. Crianças. Professores. Autoridade.Resumo
O objetivo desta exposição é discutir sobre as relações entre os direitos das crianças e a autoridade dos professores. São dois pontos de partida. De um lado, os achados de uma pesquisa, realizada com crianças, para conhecer os significados que elas atribuem aos seus direitos. De outro lado, as manifestações e depoimentos espontâneos de professores. O que essas crianças mais compartilham é o anseio por direitos individuais que lhes assegurem o desenvolvimento e a conquista da autonomia. Os professores, por sua vez, expressam franca rejeição e temor aos direitos das crianças, significando-os como ameaça frontal à autoridade docente.Downloads
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Publicado
2012-06-21
Como Citar
SANTOS, G. L.; CHAVES, A. M. Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 31–43, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.331. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/331. Acesso em: 28 abr. 2024.
Edição
Seção
Educação e Psicologia