Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i45.331

Palavras-chave:

Direitos. Crianças. Professores. Autoridade.

Resumo

O objetivo desta exposição é discutir sobre as relações entre os direitos das crianças e a autoridade dos professores. São dois pontos de partida. De um lado, os achados de uma pesquisa, realizada com crianças, para conhecer os significados que elas atribuem aos seus direitos. De outro lado, as manifestações e depoimentos espontâneos de professores. O que essas crianças mais compartilham é o anseio por direitos individuais que lhes assegurem o desenvolvimento e a conquista da autonomia. Os professores, por sua vez, expressam franca rejeição e temor aos direitos das crianças, significando-os como ameaça frontal à autoridade docente.

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Biografia do Autor

Gilberto Lima Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Psicologia, Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Endereço: Rod. Lomanto Jr. – BR 407 – km 127, 48.970-000 Senhor do Bonfim/BA. Tel.: (74)3541-4013. Endereço residencial: Rua Potiraguá, Qd. 4 / Lot. 4, Jd. Brasília / Pernambués – 41.100-160 Salvador/BA – Brasil.

Antonio Marcos Chaves, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Psicologia, Professor Associado II da Universidade Federal da Bahia. Endereço: Instituto de Psicologia, Rua Aristides Novis, 2, Estrada de São Lázaro, Federação - 40.210-730 Salvador/BA

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Publicado

2012-06-21

Como Citar

SANTOS, G. L.; CHAVES, A. M. Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 31–43, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.331. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/331. Acesso em: 28 abr. 2024.