Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v21i45.331Palabras clave:
Direitos. Crianças. Professores. Autoridade.Resumen
O objetivo desta exposição é discutir sobre as relações entre os direitos das crianças e a autoridade dos professores. São dois pontos de partida. De um lado, os achados de uma pesquisa, realizada com crianças, para conhecer os significados que elas atribuem aos seus direitos. De outro lado, as manifestações e depoimentos espontâneos de professores. O que essas crianças mais compartilham é o anseio por direitos individuais que lhes assegurem o desenvolvimento e a conquista da autonomia. Os professores, por sua vez, expressam franca rejeição e temor aos direitos das crianças, significando-os como ameaça frontal à autoridade docente.Descargas
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Publicado
2012-06-21
Número
Sección
Educação e Psicologia
Cómo citar
Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 31–43, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.331. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/331. Acesso em: 5 dec. 2025.



















































