O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares

Autores

  • Juares da Silva Thiesen silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC http://www.ufmt.br
  • Marcos Antônio de Oliveira silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC http://ufsc.br/

DOI:

10.29286/rep.v21i45.330

Palavras-chave:

Currículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.

Resumo

O artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Adjunto no Departamento de Estudos Especializados em Educação/EED/ Centro de Educação - ED. Linha de pesquisa: Currículo. Rua João Carlos de Souza, 188, Sta. Mônica, Florianópolis.

Marcos Antônio de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Adjunto no Departamento de Estudos Especializados em Educação/EED/ Centro de Educação - CED. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Trindade - Florianópolis - Santa Catarina – Brasil. CEP: 88040-970

Downloads

Publicado

2012-06-21

Como Citar

THIESEN, J. da S.; OLIVEIRA, M. A. de. O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 13–28, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.330. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores