O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
DOI:
10.29286/rep.v21i45.330Palavras-chave:
Currículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.Resumo
O artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo.Downloads
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Publicado
2012-06-21
Como Citar
THIESEN, J. da S.; OLIVEIRA, M. A. de. O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 13–28, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.330. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Cultura Escolar e Formação de Professores