O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares

Autores

  • Juares da Silva Thiesen silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC http://www.ufmt.br
  • Marcos Antônio de Oliveira silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC http://ufsc.br/

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i45.330


Palavras-chave:

Currículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.

Resumo

O artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo.

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Biografia do Autor

  • Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
    Doutor em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Adjunto no Departamento de Estudos Especializados em Educação/EED/ Centro de Educação - ED. Linha de pesquisa: Currículo. Rua João Carlos de Souza, 188, Sta. Mônica, Florianópolis.
  • Marcos Antônio de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
    Doutor em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Adjunto no Departamento de Estudos Especializados em Educação/EED/ Centro de Educação - CED. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Trindade - Florianópolis - Santa Catarina – Brasil. CEP: 88040-970

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Publicado

2012-06-21

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 13–28, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.330. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330. Acesso em: 5 dez. 2025.