Políticas de Formação de Professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.305Palavras-chave:
Políticas curriculares nacionais. Formação de professores. Multiculturalismo.Resumo
O presente artigo discute continuidades e descontinuidades nas políticas curriculares nacionais de formação de professores, a partir da perspectiva multicultural, voltada à valorização da diversidade e ao desafio a preconceitos. Discute aspectos teóricos ligados ao projeto multicultural no contexto da formação inicial e continuada docente, bem como focaliza políticas curriculares desenvolvidas pelo governo brasileiro a partir de 2003. Problematiza em que medida e sob que perspectivas a diversidade cultural encontra eco nos discursos aí presentes, verificando ênfases e silêncios e tecendo considerações e recomendações para seu aprimoramento, à luz do multiculturalismo.Downloads
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Publicado
2012-06-17
Edição
Seção
Cultura Escolar e Formação de Professores
Como Citar
Políticas de Formação de Professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 253–265, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.305. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/305. Acesso em: 5 dez. 2025.



















































