Políticas de Formação de Professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural

Autores

  • Ana Canen silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.305


Palavras-chave:

Políticas curriculares nacionais. Formação de professores. Multiculturalismo.

Resumo

O presente artigo discute continuidades e descontinuidades nas políticas curriculares nacionais de formação de professores, a partir da perspectiva multicultural, voltada à valorização da diversidade e ao desafio a preconceitos. Discute aspectos teóricos ligados ao projeto multicultural no contexto da formação inicial e continuada docente, bem como focaliza políticas curriculares desenvolvidas pelo governo brasileiro a partir de 2003. Problematiza em que medida e sob que perspectivas a diversidade cultural encontra eco nos discursos aí presentes, verificando ênfases e silêncios e tecendo considerações e recomendações para seu aprimoramento, à luz do multiculturalismo.

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Biografia do Autor

  • Ana Canen, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    PhD em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2012-06-17

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Políticas de Formação de Professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 253–265, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.305. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/305. Acesso em: 5 dez. 2025.