Interfaces e aproximações entre a Aprendizagem Significativa Crítica e Alfabetização Científica
DOI:
https://doi.org/10.29286/pvy7pt77Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Estratégias didáticas, Teorias de aprendizagem, Aprendizagem Significativa CríticaResumo
Este ensaio busca compreender de que forma a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) pode constituir um aporte teórico metodológico para efetivação da alfabetização científica. Evidenciamos que os princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica se articulam às diretrizes da Alfabetização Científica, oferecendo uma base conceitual para o desenvolvimento de estratégias didáticas congruentes. Um ensino voltado à aprendizagem significativa crítica favorece a conquista de múltiplos aspectos da alfabetização científica. Promover uma educação que forme pessoas críticas e aptas a utilizar conhecimentos científicos em diversos contextos, requer esforços de professores, estudantes e instituições, potencializados pela apropriação de teorias convergentes como a TASC.
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