Interfaces e aproximações entre a Aprendizagem Significativa Crítica e Alfabetização Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/pvy7pt77


Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Estratégias didáticas, Teorias de aprendizagem, Aprendizagem Significativa Crítica

Resumo

Este ensaio busca compreender de que forma a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) pode constituir um aporte teórico metodológico para efetivação da alfabetização científica. Evidenciamos que os princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica se articulam às diretrizes da Alfabetização Científica, oferecendo uma base conceitual para o desenvolvimento de estratégias didáticas congruentes. Um ensino voltado à aprendizagem significativa crítica favorece a conquista de múltiplos aspectos da alfabetização científica. Promover uma educação que forme pessoas críticas e aptas a utilizar conhecimentos científicos em diversos contextos, requer esforços de professores, estudantes e instituições, potencializados pela apropriação de teorias convergentes como a TASC.

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Biografia do Autor

  • Kathia Regina Kunzler BECHLIN, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022-2026). Licenciada em Química (2004), com especialização em Gerenciamento de Laboratórios (2008) e mestrado em Engenharia Agrícola, na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2010), pela mesma instituição. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), campus de Cascavel, desde o ano de 2012. Possui experiência em análise instrumental, com ênfase em cromatografia líquida (HPLC) e cromatografia gasosa (CG), atuação em tratamento anaeróbio de águas residuárias com foco em análises de ácidos orgânicos voláteis, cinética da biodigestão, remoção de carga orgânica e produção de biogás. Coordenou projeto de pesquisa envolvendo Teoria da Aprendizagem Significativa e ao uso de Mapas Conceituais no desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de Química, Física e Biologia (2012-2023). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre os temas: Alfabetização Científica (AC), Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) e Formação de Professores.

  • Silvia Zamberlan Costa BEBER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2002), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Docente Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, Campus de Toledo no Curso de Química Licenciatura. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste campus Cascavel) e do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQUI/Unioeste campus Toledo) atuando na Linha de Pesquisa Ensino de Química e Formação Docente. Líder do GEPIEC - Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências. Realiza projeto de pesquisa, extensão e ensino nas linhas de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Química com foco em metodologias de ensino pautadas no emprego de mapas conceituais e saberes populares, Feira de Ciências e Formação Docente. Interesse nos referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Epistemologias do Sul especialmente no conceito Ecologia de Saberes e Alfabetização Científica.

  • Rosana Franzen LEITE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009), E doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (2015), na mesma instituição. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores de química do ensino médio.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Interfaces e aproximações entre a Aprendizagem Significativa Crítica e Alfabetização Científica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 684–701, 2025. DOI: 10.29286/pvy7pt77. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/20004. Acesso em: 5 dez. 2025.