A metodologia das narrativas encorajadoras: potencializando o diálogo entre crianças e pesquisadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/s179cf87


Palavras-chave:

Pesquisa com Crianças, Metodologia de Pesquisa, Representações Sociais, Narrativas

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia da narrativa encorajadora na pesquisa com crianças. O referencial teórico propõe a interlocução entre a teoria das representações sociais e a teoria histórico-cultural. O texto apresenta o desenvolvimento da metodologia no interior de um grupo de pesquisa e ilustra sua aplicação em um estudo sobre significações acerca dos arranjos familiares. As investigações possibilitaram reconhecer que a metodologia promove estruturas de oportunidade para as crianças possam imaginar, apropriar-se, produzir e partilhar as significações estudadas, favorecendo a apreensão da dimensão subjetiva na produção e compartilhamento das representações de crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erica Nayla Harrich TEIBEL, Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (2008). Doutora e Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE-UFMT na Área Educação Cultura e Sociedade,Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, educação infantil, narrativa, criança hospitalizada, teoria histórico-cultural e desenvolvimento infantil.

  • Pâmella de Almeida FERNANDES, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. Atualmente é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT e integra o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) no projeto de pesquisa "A construção do conhecimento social por crianças: estudo sobre vivências e significações infantis" e no projeto de Extensão "Rede de Apoio à Infância: Interfaces com a Psicologia e Pedagogia" (GPPIN/UFMT). Possui interesse nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural e Teoria das Representações Sociais. Tem experiência em Psicologia, na modalidade Estágio Básico, nos contextos educacionais, comunitário, organizacional e do trabalho e clínicos e de saúde, assim como na modalidade Estágio Supervisionado Específico no contexto de saúde e sofrimento psíquico.

  • Daniela Barros da Silva Freire ANDRADE, Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT)

    Psicóloga doutora em Educação: Psicologia da Educação com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, onde atuou no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFMT), Coordenou o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância(GPPIN). Tem experiência na área da Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento e da Psicologia Social com ênfase na Teoria das Representações Sociais e Formação de Professores na Educação Infantil. Desenvolveu pesquisas e projetos de extensão sobre infâncias e com crianças no contexto da Educação (Eucação Infantil e Ensino Fundamental). da cidade e da atenção à saúde. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed), desde 2006. É membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e coordenou o GT-20- Psicologia da Educação da ANPED-CO(2020-2023). Em 2024, atuou como formadora estadual do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) pela equipe de Mato Grosso. Escritora em literatura infantojuvenil, atualmente coordena o Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias da Casa Silva Freire e é professora orientadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. 

Referências

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. O lugar feminino na escola: um estudo em representações sociais. Cuiabá: EdUFMT/FAPEMAT, 2007. (Coleção Educação e Psicologia).

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. Rede de Apoio à Infância: interfaces com a Psicologia e Pedagogia. Projeto de Extensão, Sistema de Extensão (SIEx). Coordenação de Extensão (CODEX). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2017.

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire.; SOUZA, Clarilza Prado de; SEIDMANN, Susana. As crianças face a Continuidade e a Descontinuidade da mente: notas em Psicologia Social. Educação em Foco, v. 24, n. 3, p. 925-952, mai./ago. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/29158>. Acesso em: 30 out. 2022.

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire.; LIMA, Rita de Cássia Pereira; SOUZA, Clarilza Prado de; TEIBEL, Érica Nayla Harrich. Crianças no contexto das pesquisas em representações sociais. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortela (Orgs.) Crianças, linguagens e ludicidade: caminhos e modos de caminhar. Curitiba: Editora CRV, 2022. p.17-42.

APPOLON, Ilgentche. Oportunidade e ameaça identitária: representações sociais sobre a escola por crianças imigrantes haitianas na cidade de Cuiabá (MT). 2021. 148f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2021.

ASSUNÇÃO, Andreia Maria de Lima. Representações sociais sobre profissionais de saúde segundo crianças: implicações identitárias no contexto da hospitalização pediátrica. 2018. 247f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2018.

BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Tradução de Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRUNER, Jerome. Actos de significado. Tradução Vanda Prazeres. Lisboa: Edições 70, 2008.

CARRIJO, Mona Lisa Rezende. “O hospital daqui e o hospital de lá”: fronteiras simbólicas do lugar, segundo significações de crianças hospitalizadas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2012.

CARVALHO, Ilza de Andrade. “É mais ou menos muita coisa”: significações da dieta para crianças com diagnóstico de doença renal crônica em acompanhamento ambulatorial. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2017.

CASTORINA, José Antônio. A Teoria das representações sociais e a Psicologia de Vygotsky: o significado de uma análise comparativa. In: ENS, Romilda Teodora; VILLAS-BÔAS, Lucia Pintor Santiso; BEHRENS, Maria Aparecida. (Orgs.) Representações Sociais: fronteiras, interfaces e conceitos. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013. P. 37-63.

CUNHA, Jeysson Ricardo Fernandes. Representações sociais de crianças sobre Cuiabá antes e depois da Copa do Mundo 2014. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2017.

DUVEEN, Gerard; LLOYD, Barbara. Las representaciones sociales como una perspectiva de la psicología social. In: CASTORINA, José Antônio. (Org.) Representaciones sociales: Problemas teóricos y conocimientos infantiles. Barcelona: Gedisa, 2003.

FERNANDES, Pâmella de Almeida; ANDRADE, Daniela Barrosa da Silva Freire. Estudos sobre narrativa: a construção de uma abordagem metodológica na pesquisa com crianças. In: SemiEdu 2022, 30., 2022, Cuiabá. Anais eletrônicos (Trans)ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. P. 2084-2096. ISSN 2447-8776.

FREIRE, Daniela Barros da Silva; SANTOS, Claudenilde Lopes; LOPES, Gabriel William. A vida por um fio: narrativas e significações de crianças em tratamento oncológico. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 7, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/8060. Acesso em: 12 jul. 2023.

GAUTHIER, Jacques Zanidê. A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: o aporte da sociopoética. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro: n. 25, p. 127-142, jan./ fev./ mar./ abr., 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/PGYsfwLfVZVB5vDhkHgCCDb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 out. 2022.

GÓES, Maria Cecilia Rafael de. A Abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, Campinas, v. 20, n. 50, p. 9-25, abr. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3HgqZgZCCZHZD85MvqSNWtn/?lang=pt>. Acesso em: 22 de out. de 2022.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Social representations and narrative: stories of public life in Brazil. In: LÁSZLÓ, János; ROGERS, Wendy Stainton. Narrative approaches in Social Psychology. Budapeste: New Mandate, 2002. 47-58.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Narrative, memory and social representations: a conversation between history and social psychology. Integrative psychological and behavioral science, v. 46, n. 4, p. 440-456, 2012. Disponível em: http://eprints.lse.ac.uk/46752/. Acesso em: 03 jul. 2020.

LOPES, Jader Janer Moreira. O menino que colecionava lugares. In: TONINI, Ivaine Maria; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; GOULART, Ligia Beatriz; KAERCHER, Nestor André; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 97-108.

MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Tradução Lilian Ulup. Curitiba: PUCPRess, 2017.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

NIENOW, Naiara dos Santos. A construção da imagem social da criança no diálogo com a Avaliação Nacional da Alfabetização. 2016. 367 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2016.

POUBEL, Paula Figueiredo. A cidade das meninas e dos meninos: um estudo em representações sociais com crianças. 2021. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2021.

SANTOS, Ruzia Chaouchar. Crianças anunciadas com queixa escolar: estudos sobre significações e implicações na representação de si. 2018. 140 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2018.

STRAUSZ, Rosa Amanda. Uma família parecida com a da gente. São Paulo: Editora Ática, 2000.

TEIBEL, Érica Nayla Harrich. Narrativa como mediadora de vivências infantis no contexto hospitalar: as representações sociais sobre o cuidado em uma enfermaria pediátrica, segundo equipe de saúde e as significações infantis. 2017. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

TOMÁS, Catarina. Paradigmas, imagens e concepções da infância em sociedades mediatizadas. Media & Jornalismo, Portugal, v. 11, p. 119-134, 2007. Disponível em: http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/polocicdigital/wp-content/uploads/sites/8/2017/04/n11-07-catarina-tomas.pdf. Acesso em: 03 jul. 2021.

TONI, Marcela Gattass. Entre o hospital e a escola: significações de crianças com doença crônica sobre seus pertencimentos institucionais e implicações identitárias. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de A. L. Smolka. Tradução de Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701. 2010.

ZITTOUN, Tania; DUVEEN, Gerard; GILLESPIE, Alex; IVINSON, Gabrielle; PSALTIS, Charis. The Use of Symbolic Resources in Developmental Transitions. Culture & Psychology, v. 9, p. 415-448, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/39731524_The_Use_of_Symbolic_Resources_in_Developmental_Transitions. Acesso em: 20 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

A metodologia das narrativas encorajadoras: potencializando o diálogo entre crianças e pesquisadores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 756–775, 2025. DOI: 10.29286/s179cf87. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19663. Acesso em: 5 dez. 2025.