Os professores e sua formação: reunindo elementos ontológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/67dx2j34


Palavras-chave:

Professor, Papel do Professor, Formação de Professores, Profissionalidade

Resumo

Examinar a natureza e importância da ação e formação docentes permite compreender os fins da educação e do ensino e, reciprocamente, o exame dos fins da educação e do ensino revela que professor e formação são necessários. Neste ensaio trilhou-se esse caminho de dupla mão com o objetivo de reunir e discutir características ontológicas da profissão docente com vistas a sustentar argumentação que afirme a centralidade do papel desse profissional, no tempo presente. Um profissional que ora tem ocupado o centro do processo de gestão do ensino, em projetos majestosos, ora tem figurado como sujeito anódino de uma escola pública degradada desempenhando um papel muito aquém daquele que lhe cabe. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicio de Macedo SANTOS, Universidade de São Paulo (USP)

    Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015.Foi membro titular e presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É membro do Comitê Editorial de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática.

Referências

ARCHER, M. S. The reflexive imperative in late modernity. New York: Cambridge University Press, 2012.

AZCÁRATE, P. El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo. Quadrante – Revista Teórica e de Investigação, 8(1-2), p. 11-138, 1999.

BOLTANSKI, L. Sociologie critique et sociologie de la critique. Politix, v. 3, n. 10-11, p. 124- 134, 1990.

BOLTANSKI, L. On critique - A sociologi of emancipation, Polity Press. Tradução e revisão: Alessandro Teruzzi e Rafael Nobre (p. 43-49), 2011.

BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. A justificação: sobre as economias da grandeza. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2020.

BOTO, C. Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores? In BOTO, C.; CARA, D.; SANTOS, V.M. (Organizadores). Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP, 2025. 280 p. DOI: 10.11606/9786587047829.

BROMME, R. Conocimientos profesionales de los profesores. Enseñanza de las Ciencias, 6(1), 19-29, 1998.

SANTOS, V. M. PNE e condição docente: para uma ontologia do trabalho docente. Zetetike, v. 24, n. 1, p. 173-188, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646536. Acesso em: 28 mar. 20235.

SANTOS, V. M. Formação de professores e políticas educacionais: discutindo apagamentos e a centralidade ignorada. In BOTO, C.; CARA, D.; SANTOS, V.M. (Organizadores). Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP, 2025. 280 p. DOI: 10.11606/9786587047829.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Editora Autores Associados. 1983, 1. ed., 96 p.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 40ª ed. – Campinas, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2008, Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 5.

SAVIANI, D. Escola e democracia no Brasil do século XXI. In: BOTO, C; SANTOS, V. M; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. (org.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 25-40.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr-jun. 2013.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Os professores e sua formação: reunindo elementos ontológicos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 321–333, 2025. DOI: 10.29286/67dx2j34. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19460. Acesso em: 5 dez. 2025.