Teachers and their training: gathering ontological elements

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/67dx2j34


Keywords:

Professor, Papel do Professor, Formação de Professores, Profissionalidade

Abstract

Examining the nature and importance of teacher action and training allows us to understand the purposes of education and taching and, conversely, examiningthe purposes of education and teching reveals that theachers and training are necessary. This essay follows this two-way path with the aim of gathering and discussing ontological characteristics of the teaching profession with a view to supporting arguments that affirm the centrality of the role of this professionalin the presente time. A professional who has sometimes occupied the center of the teaching menagement process, in majestic project, and sometimes has figured as an insignificante subject of a degraded public school, playing a role far bellow that wich is his due.

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Author Biography

  • Vinicio de Macedo SANTOS, University of São Paulo

    Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015.Foi membro titular e presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É membro do Comitê Editorial de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática.

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Published

2025-05-19

How to Cite

Teachers and their training: gathering ontological elements. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 321–333, 2025. DOI: 10.29286/67dx2j34. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19460. Acesso em: 5 dec. 2025.