Pesquisa em Formação de Professores: Trajetória de um professor egresso do PPGE/UFMT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/e80e6f59


Palavras-chave:

SEMIEDU 2024, Formação de Professores, Trajetória docente, Educação em Ciências

Resumo

Este artigo, originado da mediação da Mesa 3 do SEMIEDU 2024, apresenta a trajetória acadêmica e profissional de um egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacando sua inserção na docência e na pesquisa sobre formação de professores. A partir de uma abordagem narrativa e (auto)biográfica, o texto discute desafios, experiências e aprendizagens construídas ao longo do percurso formativo e docente, evidenciando a importância da articulação entre teoria e prática na formação inicial e continuada. Além disso, ressalta o impacto do PPGE na qualificação de profissionais que atuam em diferentes contextos educacionais, reforçando seu compromisso com a transformação da educação básica e superior. 

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Biografia do Autor

  • Marcel Thiago Damasceno RIBEIRO, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Pós-doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC) no ano de 2016. Professor Associado I lotado no Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ). Atualmente, é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá (2023-2025). É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atuou como: I) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT) (2021-2023); II) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020-2022); e III) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Participou como avaliador de curso de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Pesquisa em Formação de Professores: Trajetória de um professor egresso do PPGE/UFMT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 334–354, 2025. DOI: 10.29286/e80e6f59. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19372. Acesso em: 5 dez. 2025.