Complexo de Formação de Professores: uma política insurgente para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/dexe1y06


Palavras-chave:

Complexo de Formação de Professores, Formação de Professores, Política Institucional de Formação Docente, Parceria Universidade-Escola

Resumo

O artigo relata constatações de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a institucionalização do Complexo de Formação de Professores (CFP) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O percurso metodológico foi traçado em torno da análise documental do material produzido pelo CFP entre os anos de 2016 a 2021, conversas com intenção de pesquisa e notas de campo. Conclui-se que o CFP constitui uma alternativa institucional singular, que desafia e reconfigura a lógica tradicional da universidade, no sentido de estabelecer uma forma outra de articular formação profissional e exercício da docência.

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Biografia do Autor

  • Viviane LONTRA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professora do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/UFRJ). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO). Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores da Educação Básica, atuando principalmente com alfabetização.

  • Giseli Barreto da CRUZ, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Foi professora visitante no Centro de Investigação Avançada em Educação da Universidad de Chile, onde desenvolveu pesquisa pós-doutoral com o apoio Capes PrInt (2022-2023). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (USU). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Atualmente exerce a função de Coordenadora do GT 8 Formação de Professores da ANPEd e Coordenadora Adjunta de Ações de Formação e Pesquisa do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2013-2015) e o PIBID/Pedagogia da UFRJ (2012-2018). Foi organizadora do XX ENDIPE - Rio 2020: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anteriormente atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga. Suas pesquisas recentes, financiadas pelo CNPq, CAPES e pela FAPERJ, se inscrevem no campo da pesquisa com professores focalizando a articulação entre didática e conhecimento profissional docente, com particular interesse nos processos de indução docente de professores em situação de inserção profissional. 

     

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Complexo de Formação de Professores: uma política insurgente para a formação docente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 303–320, 2025. DOI: 10.29286/dexe1y06. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19277. Acesso em: 5 dez. 2025.