Uma conversa sobre cartas pedagógicas: a escuta como travessia para uma educação na diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/8eh2rs49


Palavras-chave:

escuta, conversa, Cartas Pedagógicas, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Este artigo versa sobre a pesquisa realizada no processo de doutoramento trazendo a lume a formação de professores da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Ao biografar as experiências de professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado - AEE, atendendo crianças com TEA, escolho como dispositivo metodológico a narrativa com Cartas Pedagógicas, objetivando compreender, a partir delas, de que forma os saberes docentes das professoras do AEE são (re)conhecidos, ressignificados e constituídos no atendimento dos alunos TEA, na rede estadual de Rondonópolis, Mato Grosso. Ao biografar essas vozes pretendo revelar como vemos, sentimos, e pensamos a diferença, num movimento horizontal de conversa, escuta e escrita.

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Biografia do Autor

  • Simone de Paula ROCHA, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos UFSCar Sorocaba PPGEd, na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas. Faz parte do Grupo de Pesquisa NEPEN - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas Formação e Trabalho Docente, do mesmo Programa de Pós-Graduação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUR/PPGEdu na linha de Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade. Graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2010). Atuou como professora formadora do grupo de Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO, atuando também na Educação Especial. Tem experiência em Educação Especial com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi NAKAYAMA, Universidade Federal São Carlos (UFSCar)

    Professora e Pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos UFSCar desde o ano de 2009 e Desenvolvo Atividades em Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Relação com o Campo da Formação e Trabalho Docente, Ministrando Disciplinas de Didática, Recursos Didáticos e Materiais Curriculares, Metodologia de Ensino de Matemática, Pesquisa, Formação de Professores e Práticas Educativas e Pesquisa (auto)biográfica e Formação de Professores. Minhas Ações são sempre Realizadas a partir da Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão de modo que os Estudos nos/dos/com os Cotidianos e a Pesquisa (auto)biográfica se Apresentam como Motivo e Oportunidade para o Diálogo Entrecruzado entre Professores das Escolas de Educação Básica, Docentes da Universidade e Licenciandos em Formação, Compondo Enredamentos para a Pesquisa-Vida-Formação. Minha Formação Inicial é em Pedagogia na UFSCar onde também Realizei o Mestrado na Área de Educação. Desde a Graduação me Identifiquei com o Campo da Formação, Trabalho e a Escuta dos Professores na Perspectiva de Compreender as Filigranas das Práticas Educativas. No Doutorado realizado na Área da Educação na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP pude Aprofundar meus Estudos no Campo da Educação Matemática a partir do Encontro com as Narrativas Autobiográficas de Formadores de Professores e no Pós-Doutorado realizado na Área da Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP é que Realizei um Mergulho no Campo da Pesquisa Narrativa e (Auto)Biográfica na Perspectiva de Buscar Aprofundar meus Estudos e Colocar em Diálogo Histórias de Vida de Docentes do Ensino Superior que formam Professores nas Diferentes Áreas de Conhecimento. Atualmente, Enquanto Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Narrativas Formação e Trabalho Docente (NEPEN) Desenvolvo, em Parceria com Pesquisadores de Outras IES, Orientandos de Graduação, Mestrado e Doutorado e Professores das Escolas de Educação Básica, ações Vinculadas ao Âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão sempre no Diálogo com o Campo da Investigação Biográfica e Narrativa. Nossas Ações envolvem as Diversas Temáticas que Integram os Micro-Territórios nos/dos Cotidianos Escolares, de Formação e Atuação dos Profissionais da Educação e nos Enredam no Diálogo sobre Raça, Gênero, Infância, Inclusão Escolar, Aprendizagem Profissional para o Ensino de Matemática, Formação Cidadã, Escuta Sensível, Autoria e Pesquisa-Vida-Formação. Esse Enredamento tem Colocado o NEPEN no Contado com outras Redes de Investigação com Pesquisadores de outros Países da América do Sul, França e Moçambique. O Trabalho Desenvolvido a partir e no Diálogo com estas Redes de Investigação Reverbera em Publicações de Artigos Científicos, Livros e Apresentações de Trabalhos em Eventos Nacionais e Internacionais. Já Coordenei o Curso de Pedagogia e estou na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Sorocaba - PPGEd-So da UFSCar desde janeiro de 2021, Buscando sempre Realizar uma Gestão Compartilhada com meus Pares. Já Atuei Enquanto Coordenadora de Área, de Gestão e Institucional na UFSCar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID assim como tive a Chance de Coordenar Institucionalmente o Programa de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE. Participei como Docente Pesquisadora do Programa Observatório da Educação - OBEDUC e Atualmente Coordeno o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - PDPG junto ao PPGEd-So. Todos estes Programas estão Vinculados a Agências de Fomento Nacionais e Envolvem Ações Articuladas ao Campo da Formação de Professores e as Narrativas (auto)biográficas. Sou Editora-chefe da Revista Crítica Educativa e Pesquisadora Vinculada ao GE Cotidianos Éticas, Estéticas e Políticas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPEd e a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Uma conversa sobre cartas pedagógicas: a escuta como travessia para uma educação na diferença. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 646–662, 2025. DOI: 10.29286/8eh2rs49. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18388. Acesso em: 5 dez. 2025.