Uma conversa sobre cartas pedagógicas: a escuta como travessia para uma educação na diferença

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/8eh2rs49


Palabras clave:

escuta, conversa, Cartas Pedagógicas, Atendimento Educacional Especializado

Resumen

Este artigo versa sobre a pesquisa realizada no processo de doutoramento trazendo a lume a formação de professores da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Ao biografar as experiências de professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado - AEE, atendendo crianças com TEA, escolho como dispositivo metodológico a narrativa com Cartas Pedagógicas, objetivando compreender, a partir delas, de que forma os saberes docentes das professoras do AEE são (re)conhecidos, ressignificados e constituídos no atendimento dos alunos TEA, na rede estadual de Rondonópolis, Mato Grosso. Ao biografar essas vozes pretendo revelar como vemos, sentimos, e pensamos a diferença, num movimento horizontal de conversa, escuta e escrita.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Simone de Paula ROCHA, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

    .

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi NAKAYAMA, Universidade Federal São Carlos (UFSCar)

    .

Referencias

ALVAREZ, Jonny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In. PASSOS, Eduardo KASTRUP, Virgínia.; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre, RS: Sulina, 2020.

BARROS, Manoel de. Miudezas. In: Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010, p. 409.

BRITO, Sol Silva; NAKAYAMA, Bárbara C. M. Sicardi. (2023). Dez anos do NEPEN: um

espaço/tempo de pesquisa-vida-formação, sua história e produções. In: NAKAYAMA, Bárbara C. M. Sicardi et all (orgs). Diálogos entrecruzados, modos de narrar e pesquisa-vida-formação. Curitiba, editora CRV, p. 19-35.

CAMPOS, Marina Santos Nunes de. Formação contínua. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (org.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de Janeiro: Ayvu, 2022.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. História de vida e pesquisa biográfica em educação. Tradução Maria da Conceição Passeggi, Carolina Kondratiuk. Natal, RN: EDUFRN, 2024.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em rede e pesquisas com os cotidianos: a força das multiplicidades, acasos, encontros e amizades. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 41-64.

FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann. Os ventos da mudança. In: Palavras de papel. Novo Hamburgo, RS: Toca, 2023, p. 39.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina [recurso eletrônico]: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Organização Ana Maria Araújo Freire. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Carta Pedagógica de Paris: registros de uma experiência em processo. In: DICKMANN, Ivanio; PAULO, Fernanda dos Santos (org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. Chapecó, SC: Livrologia, 2020. (Coleção Paulo Freire; v. 2).

GONÇALVES, Rafael Marques Gonçalves; RODRIGUES, Allan; GARCIA, Alexandra. A conversa como princípio metodológico para pensar a pesquisa e a formação docente. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 119-142.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, RS, ano XXX, n. 3 v. 63, p. 413-438, set./dez. 2007.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação. n. 19, Jan./Fev./Mar./Abr. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

LARROSA, Jorge Bondía. Posfácio. In. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1972.

NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi. Leitura e produção do conhecimento e a potencialidade heurística das narrativas educativas. In. NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de (org.). Narrativas de professores em formação: o significado de ser pedagogo. Jundiaí, SP: Paco Editorial: 2015.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267 Acesso em: 11 fev. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Eliseu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, p. 6-26, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.23935/2016/01032. Disponível em: http://grifars.ce.ufrn.br/publicacao/o-movimento-autobiografico-no-brasil-esboco-de-suas-configuracoes-no-campo-educacional/ Acesso em: 20 jan. 2024.

REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendizagens coletivas e ecologia de saberes: as rodas de conversa como autoformação contínua. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 65-92.

RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHNORR, Samuel Molina. Cartografias do ser do sensível: um modo investigativo da pesquisa educacional sobre a formação de professores. Calidoscópio. vol. 11, n. 1, p. 70-75, jan./abr. 2013.

SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 21-40.

SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 2019.

SKLIAR, Carlos. Posfácio. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

SKLIAR, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador, BA: EDUFBA, 2014.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse ali? DP&A, 2003.

SÜSSEKIND, Maria Luiza; PELLEGRINI, Raphael. Os ventos do norte não movem moinhos... In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 143-162.

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Uma conversa sobre cartas pedagógicas: a escuta como travessia para uma educação na diferença. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 646–662, 2025. DOI: 10.29286/8eh2rs49. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18388. Acesso em: 6 dec. 2025.