Entre a teoria e a prática: o conhecimento de professores da Educação Básica sobre a BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/c29sjy87


Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Percepção docentes, Formação continuada

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduz mudanças no ensino brasileiro, estabelecendo competências essenciais para o século XXI. Este artigo investiga a percepção de professores sobre esse documento. Para tanto, um grupo de docentes, participantes de uma formação continuada em cultura digital, respondeu a um questionário online com perguntas abertas e fechadas durante a primeira semana de curso. As respostas foram analisadas por meio da metodologia de tematização, permitindo a identificação de padrões interpretativos. Os resultados indicam que, embora alguns professores desconhecessem a BNCC, outros a consideravam uma iniciativa relevante, porém com preocupações quanto à flexibilidade e à implementação curricular.

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Biografia do Autor

  • Luciana do Amaral TEIXEIRA, Fundação Oswaldo Cruz (FAETEC/FIOCRUZ)

    Doutora em Ciências pela FIOCRUZ-RJ, com pesquisa voltada para a formação de professores para promoção da cultura digital. Possui Mestrado em Estudos da Linguagem e Bacharelado em Tradução, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Tecnóloga em Processamento de Dados pela Universidade Castelo Branco e possui diversas especializações, a maior parte delas voltada para a área de Tecnologia Educacional. Suas áreas de interesse incluem BNCC, Cultura digital, TDIC, Letramento Digital, Ensino a Distância, Desenvolvimento de Conteúdo Digital, Formação de Professores para uso de TDICs, Metodologias Ativas e Educação Não Formal.

  • Maria de Fátima Alves de OLIVEIRA, Fundação Oswaldo Cruz (IOC)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2003;1986-2013) - Aposentada nas duas matrículas.. Docente permanente, atuando como colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz- CAPES 7,0) no Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental - LAPSA. Atuou como Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Atuou como Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, trabalhando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas.Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).

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Publicado

2025-04-20

Como Citar

Entre a teoria e a prática: o conhecimento de professores da Educação Básica sobre a BNCC. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 185–208, 2025. DOI: 10.29286/c29sjy87. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17650. Acesso em: 5 dez. 2025.