O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria de Lourdes SÁ EARP malusaearp@gmail.com
    Fundação Cesgranrio
  • Ana Pires do PRADO anapprado@yahho.com
    UFRJ/Faculdade de Educação

DOI:

10.29286/rep.v25i58.1699

Palavras-chave:

etnografia, conselho de classe, avaliação, juízo professoral.

Resumo

Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente.

 

Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral.

 

The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro

 

Abstract:

In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students.

Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes SÁ EARP, Fundação Cesgranrio

Doutora em Antropologia - UFRJ/IFCS

Professora adjunta do Mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio

Ana Pires do PRADO, UFRJ/Faculdade de Educação

Doutora em Antropologia - Universidad Autonoma de Barcelona

Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

SÁ EARP, M. de L.; PRADO, A. P. do. O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 58, p. 33–53, 2015. DOI: 10.29286/rep.v25i58.1699. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores