O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
DOI:
10.29286/rep.v25i58.1699Palavras-chave:
etnografia, conselho de classe, avaliação, juízo professoral.Resumo
Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente.
Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral.
The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro
Abstract:
In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students.
Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. As categorias do juízo professoral. In: NOGUEIRA, M. A.;
CATANI, A. (Org.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 185-216.
DALBEN, A. I. L. de F. Conselho de classe e avaliação: perspectivas na gestão
pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2006.
______. Trabalho escolar e conselho de classe. Campinas: Papirus, 1992.
DAMATTA, R. O ofício de etnólogo ou como ter anthropological blues. In:
NUNES, E. (Org.). A Aventura Sociológica: objetividade, paixão, improviso e
método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
DEBATIN, M. O conselho de classe e sua relação com a avaliação escolar:
um estudo em escolas da rede pública estadual de ensino de Florianópolis.
Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2002.
DUBET, F. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos
Chagas, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez.2004.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
KLEIN, R. Como está a educação no Brasil? O que fazer? Ensaio: aval. pol. públ.
Educ. Rio de Janeiro, v. 14, n. 51, p. 139-172, abr./jun. 2006.
MALINOWSKI, B. A diary in the strict sense of the term. 2. ed. Palo Alto-CA,
USA: Stanford University Press, 1989.
______. Argonautas do pacífico ocidental. São Paulo: Editora Abril, 1976.
MATTOS, C. L. G. de. O conselho de classe e a construção do fracasso escolar.
Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 215-228, maio/ago. 2005.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Editor, 1993.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um toque
de clássicos. Marx, Durkheim, Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
RIBEIRO, S. C. A Pedagogia da Repetência. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 7-18, 1991.
RIO DE JANEIRO. Governo do Estado. Secretaria de Estado de Educação. A PORTARIA E/SAPP Nº 48/2004: ASPECTOS CENTRAIS. Disponível em:
<http://download.rj.gov.br/documentos/10112/452097/DLFE-31649.pdf/
PORTARIAESAPPN482004.pdf>. Acesso em: 2 out. 2015.
______. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Resolução SME nº 776, de 8 de abril de 2003.Estabelece diretrizes para avaliação escolar na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências, aprovada em 8 de abril de 2003. –Município do Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio - SME/RJ, 2003. Disponível em:< http://doweb.rio.rj.gov.br/>. Acesso em: 2 out. 2015.
RODRIGUES, I. C. Os ciclos e os conselhos de classe: o êxito e o fracasso escolar (ainda) em questão. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2010.
ROSENTHAL J.; JACOBSON. L. Pygmalion in the Classroom. New York,
USA: Holt, Rineart & Winston, 1968.
SANTOS, F. R. V. dos S. Conselho de classe: a construção de um espaço de avaliação coletiva. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006.
SCHWARTZMAN, S. Melhorar a educação no Rio de Janeiro: um longo caminho. In: URANI, A.; GIAMBIAGI, F. Rio: a hora da virada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.