O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro

Authors

  • Maria de Lourdes SÁ EARP malusaearp@gmail.com
    Fundação Cesgranrio
  • Ana Pires do PRADO anapprado@yahho.com
    UFRJ/Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v25i58.1699


Keywords:

etnografia, conselho de classe, avaliação, juízo professoral.

Abstract

Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente.

 

Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral.

 

The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro

 

Abstract:

In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students.

Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment

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Author Biographies

  • Maria de Lourdes SÁ EARP, Fundação Cesgranrio

    Doutora em Antropologia - UFRJ/IFCS

    Professora adjunta do Mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio

  • Ana Pires do PRADO, UFRJ/Faculdade de Educação

    Doutora em Antropologia - Universidad Autonoma de Barcelona

    Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ

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Published

2015-12-30

Issue

Section

Cultura Escolar e Formação de Professores

How to Cite

O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 58, p. 33–53, 2015. DOI: 10.29286/rep.v25i58.1699. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699. Acesso em: 5 dec. 2025.