Impactos da pandemia na alfabetização: o que dizem as produções do campo da educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/8xm1kb43


Palavras-chave:

Pandemia, Ensino remoto, Alfabetização, Autoria docente

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica tem por objetivo compreender os impactos da pandemia de COVID-19 no processo de alfabetização. Inscritos metodologicamente na pesquisa qualitativa, nos debruçamos no levantamento online, nas bases Capes e Scielo, de estudos que dialogassem com a temática da alfabetização no pós-pandemia. Os resultados apontam que o isolamento social, a maneira desigual da oferta do ensino remoto pelas redes de ensino e a falta de suporte tecnológico aos professores entrelaçam como impactos da pandemia no processo de alfabetização nos pós 2020, evidenciando a necessidade de práticas inventivas no retorno às aulas presenciais.

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Biografia do Autor

  • Elisângela Gomes Martins PINTO, Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

    Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2025), Especialista em Direito Educacional pela Faculdade UniBF (2021), Especialista em Afrocartografias pela FEMASS (2010), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2009) e Bacharel em Administração pela Faculdade da Região dos Lagos (2005). Servidora Pública Municipal, ocupante dos cargos de Supervisão Educacional da Prefeitura de Araruama e Inspeção Escolar da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia. Tem experiência em orientação pedagógica e direção escolar. Participou do Seminário Estadual da BNCC do Rio de Janeiro (segunda versão - 2016). Atuou no Conselho Municipal de Educação do Município de São Pedro da Aldeia (2017-1019), como Conselheira Titular da Câmara de Legislação e Normas. Atuou como Presidente da Comissão Verificadora para autorização de funcionamento das escolas particulares de Educação Infantil do Município de São Pedro da Aldeia/RJ (2019). Foi selecionada para participar do Programa Estágio Participação no Parlamento, realizado pelo CEFOR da Câmara dos Deputados (2019). Atuou na Comissão Verificadora de Escolas particulares de Educação Infantil do Município de São Pedro da Aldeia/RJ. Tem experiência na área de Educação e interesse em pesquisa nos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas numa perspectiva (auto)biográfica. Integrante do Grupo de Pesquisa Vivências Didáticas Autorais (ViDA) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF).

  • Sandro Tiago da Silva FIGUEIRA, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES) na área de conhecimento Formação de Professores. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Vivências Didáticas Autorais - ViDA (CNPq). Doutor em Ciências (FIOCRUZ, 2017), Mestre em Educação (UERJ, 2012), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) e do GT 08 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atuou por doze anos na educação básica, exercendo a função docente em turmas dos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos e na coordenação pedagógica. Seus estudos percorrem o campo da formação de professores focalizando as práticas pedagógicas e a condição biográfica com especial atenção aos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais e da EJA, didática, pesquisa (auto)biográfica e narrativas de formação. 

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

Impactos da pandemia na alfabetização: o que dizem as produções do campo da educação?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 487–501, 2025. DOI: 10.29286/8xm1kb43. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15894. Acesso em: 5 dez. 2025.