NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO DIGITAL, A PANDEMIA COVID-19, DEMOCRACIAS SUFOCADAS E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.14076

Palavras-chave:

Educação no digital, COVID-19, Democracias sufocadas, Resistências

Resumo

Neste texto apontamos reflexões sobre a educação no digital, a pandemia COVID-19, as democracias sufocadas e resistências. Tais reflexões catalisam algumas discussões realizadas no âmbito do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e do Seminário de Educação 2021. Trata-se de um escrito eminentemente teórico, de cunho bibliográfico. As práticas da cultura digital como maneiras de existência, como possibilidades de retomada e continuidade das atividades, como manutenção da presença social e de resistências. Faz-se urgente fortalecer as democracias contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, em favor das minorias, na promoção de políticas de inclusão, na defesa e manutenção de uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada.

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Biografia do Autor

Danilo Garcia da SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE -, do Instituto de Educação da UFMT. Atualmente é professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. Atua como Professor de Francês nos cursos de graduação em Letras/Francês e em Cursos de Extensão do Instituto de Linguagens da referida universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Ainda tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais, Cultura Digital e Educação a Distância/On-Line.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

SILVA, D. G. da. NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO DIGITAL, A PANDEMIA COVID-19, DEMOCRACIAS SUFOCADAS E RESISTÊNCIAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–11, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14076. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14076. Acesso em: 5 nov. 2024.