VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM ENCRUZILHADAS INTERSECCIONAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.13962

Palavras-chave:

Ensino Superior, Interseccionalidade, Fronteiras, Psicologia Social

Resumo

Este texto apresenta algumas vivências de dois professores-pesquisadores de Psicologia de uma Universidade Federal, em uma cidade do interior da região centro-oeste do Brasil. Sala de aula, gabinete de supervisão de estágio, eventos do controle social do campo da Saúde e orientações de pesquisas compõem os cenários vivenciados. A Narrativa Autobiográfica é o método escolhido, por permitir a inclusão da experiência dos autores na construção de saberes e críticas. Apontamos as transformações em nossos currículos, abordagens teóricas e práticas derivadas dessas vivências fronteiriças e também as resistências encontradas frente às estruturas acadêmicas, representantes das elites culturais eurocentradas e do sistema eurocêntrico.

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Biografia do Autor

Conrado Neves SATHLER, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Psicologia (Formação Profissional e Bacharelado) pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (1998) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). 

Esmael Alves de OLIVEIRA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), ao DiVerso: pesquis(ações) sob(re) resistências sociais (UFGD/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Diálogos Psicológicos na Fronteira (UFGD/CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. É associado a ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e da Saúde, Saúde mental, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

SATHLER, C. N.; OLIVEIRA, E. A. de. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM ENCRUZILHADAS INTERSECCIONAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 599–618, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.13962. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13962. Acesso em: 14 dez. 2024.