VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM ENCRUZILHADAS INTERSECCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.13962


Palavras-chave:

Ensino Superior, Interseccionalidade, Fronteiras, Psicologia Social

Resumo

Este texto apresenta algumas vivências de dois professores-pesquisadores de Psicologia de uma Universidade Federal, em uma cidade do interior da região centro-oeste do Brasil. Sala de aula, gabinete de supervisão de estágio, eventos do controle social do campo da Saúde e orientações de pesquisas compõem os cenários vivenciados. A Narrativa Autobiográfica é o método escolhido, por permitir a inclusão da experiência dos autores na construção de saberes e críticas. Apontamos as transformações em nossos currículos, abordagens teóricas e práticas derivadas dessas vivências fronteiriças e também as resistências encontradas frente às estruturas acadêmicas, representantes das elites culturais eurocentradas e do sistema eurocêntrico.

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Biografia do Autor

  • Conrado Neves SATHLER, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Possui graduação em Psicologia (Formação Profissional e Bacharelado) pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (1998) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). 

  • Esmael Alves de OLIVEIRA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), ao DiVerso: pesquis(ações) sob(re) resistências sociais (UFGD/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Diálogos Psicológicos na Fronteira (UFGD/CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. É associado a ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e da Saúde, Saúde mental, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM ENCRUZILHADAS INTERSECCIONAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 599–618, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.13962. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13962. Acesso em: 22 mar. 2025.