FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13780

Palavras-chave:

Educação, Leitura Literária, Formação de leitores, Trabalho pedagógico

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra “O poço” e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.

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Biografia do Autor

Gislaine Gomes Granado SANCHES, Universidade Estadual de Londrina-UEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas. Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sandra Aparecida Pires FRANCO, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Letras - UEL. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

GOMES GRANADO SANCHES, G. .; PIRES FRANCO, S. A. FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13780. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780. Acesso em: 30 jun. 2024.